"Esse joão-de-barro é ligeiro": ave constrói casa dentro de luminária de resort, que fica de frente para o mar
Por Rebecca Vettore em Mundo Animal
Uma cena inusitada chamou a atenção na Praia Brava, em Itajaí, Santa Catarina.
Um joão-de-barro resolveu construir a sua casa dentro de uma luminária de rua.
Mas o interessante dessa construção é que ela não fica em qualquer poste de luz.
A "casa de luxo" da ave foi feita dentro de uma luminária de um resort.
O espaço luxuoso, chamado Brava Home Resort, está localizado em frente ao mar.
Repercussão
A história divertida foi compartilhada no Instagram por Guilherme Pilger, corretor de imóveis de alta renda, no dia 30 de agosto de 2026.
"Esse joão-de-barro é ligeiro. Ele fez uma casinha com luz. Olha isso. Tem uma luz dentro da casa dele. O cara mora em um resort e fez um gato na luz", disse Guilherme no vídeo em que compartilhou a situação.
Em três dias, a publicação recebeu 402 mil visualizações, 42,3 mil curtidas e 717 comentários.
Como é o resort que o joão-de-barro resolveu morar:
Os usuários se divertiram com a cena.
"Não é uma casa, aí é o salão de bronzeamento artificial das joanas de barro."
"Assim ele consegue manter os filhotes aquecidos."
"Ele já pensou em tudo, a luz vai esquentar a casa e os ovos, e a comida já vem no delivery, atraída pela luz."
Comportamento da ave
Em entrevista ao Amo Meu Pet, Morgana Prado, médica-veterinária especialista em pets não convencionais do Hospital Veterinário Taquaral, explicou por que os animais fazem casas no alto: para dificultar o acesso de predadores e proporcionar uma boa visibilidade do ambiente.
"Feita em casal, o ninho é construído com barro úmido misturado com fibras vegetais. A construção, que depende das condições climáticas para ficar pronta, pode demorar semanas até ser concluída", disse a especialista.
Mas, se você encontrar uma casinha de joão-de-barro, o que deve fazer? Morgana responde:
"Se ela não estiver atrapalhando, nem tiver sido construída perto da rede elétrica e não estiver em um ambiente que gere perigo para o animal, o ideal é não mexer no ninho. Evite mexer ou retirar os ovos e mantenha cães e gatos afastados."
Em relação à possibilidade de o animal ter conseguido ligar a luz fazendo um "gato", a especialista comentou:
"É bem improvável que isso tenha acontecido, porque ele com certeza só escolheu a estrutura por ser um local seguro, alto e firme. Posso dizer que a ave não teve o raciocínio de ficar no local por causa da luz, e pode ser que ela tenha algum sistema ou sensor que a ligue automaticamente à noite."
Pode ser que a ave nem esteja mais no local
Por serem animais diurnos e terem o costume de dormir à noite, a médica-veterinária explica que a ave talvez não estivesse no ninho no momento da gravação.
"Não dá para saber se tinha alguma ave lá dentro dormindo àquela hora. Quando eles estão cuidando de um ovo ou de um filhote, costumam passar mais tempo no ninho, inclusive durante o dia, mas não dá para saber se era esse o caso. Inclusive, o espaço pode ter até sido abandonado pela ave", fala Morgana.
"Além disso, ela não necessariamente dorme onde está fazendo sua construção. Nesse caso, a ave pode estar passando a noite em uma árvore ou em outro lugar protegido e só ir para essa luminária durante o dia para continuar a construção."
Outra história
Em junho de 2026, o site Amo Meu Pet compartilhou outra história envolvendo essa ave.
Naquela época, dois pássaros escolheram a janela da casa da parapsicóloga Eidilamar Machado, de Curitiba, no Paraná, para começar a construir sua pequena casinha de barro.
Aos poucos, o casal foi chegando, trazendo material e dando forma ao ninho, em uma cena simples, delicada e cheia de significado.
Em um primeiro momento, como toda dona de casa, Eidilamar confessa que pensou na sujeira que aquilo poderia causar.
Afinal, um ninho sendo construído na janela não passa despercebido e, naturalmente, poderia gerar alguma bagunça.
Mas esse pensamento durou pouco.
Logo em seguida, ela se lembrou de uma crença popular muito bonita: a de que, quando um passarinho se aproxima de uma casa e decide fazer um ninho ali, é porque sente boas energias naquele lugar.
Redatora do portal Amo Meu Pet.
Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Mídias Digitais pelo Senac, a Rebecca encontrou na comunicação sua vocação para contar histórias que tocam e emocionam.
Com mais de 10 anos de experiência na área, construiu uma trajetória colaborando com grandes portais de notícias como Folha de S.Paulo, UOL e Terra.
Hoje, une sua bagagem jornalística ao universo pet, dedicando-se a escrever conteúdos que dão voz ao mundo animal, conectam pessoas e transformam relatos em leituras inspiradoras.