"Com licença, o senhor vai comer isso?": Cobra-d'água chega toda educada para pedir comida e cena chama atenção
Por Larissa Soares em Mundo Animal
Um homem que limpava peixes no Rancho das Hortênsias, em Joinville, Santa Catarina, ganhou uma companhia diferente durante a tarefa.
Uma cobra d'água que passava pelo riacho avançou devagar assim que notou o peixe, tal qual um cachorro pidão na hora do almoço.
O encontro terminou com o réptil recebendo um pedaço do pescado e deixou a família ainda mais empolgada.
A esposa percebeu a aproximação da cobra e decidiu filmar a cena.
"Meu marido tá ali limpando o peixe, e ali tem uma cobra d'água, e tá indo lá nele pra pedir um pedacinho de peixe, quer ver?", contou ela durante a gravação.
Pouco depois, a cobra chegou bem pertinho do homem. Ele continuou cuidando do peixe e acabou oferecendo um pedaço para a visitante, que pegou a comida delicadamente.
Veja o vídeo:
A delicadeza da cobra não passou despercebida pelos internautas.
"Ela toda jeitosinha pra morder, não aguentoo", escreveu uma pessoa nos comentários.
"A cobra é mais calma e educada que meus cachorros", brincou outra.
Muitas pessoas também imaginaram o que a cobra estava pensando:
"A cobra: 'bão dia seu Tião, a nossa pescaria foi boa hoje?'", brincou uma internauta.
"Com licença, o senhor vai comer isso?", imaginou outro.
"Senhor, poderia por obséquio dividir vosso pescado?", brincou um terceiro.
Um rancho cercado pela natureza
O encontro aconteceu no Rancho das Hortênsias, localizado na estrada do Pico Pirabeiraba, em Joinville.
O espaço recebe eventos e, segundo os responsáveis, a presença de diferentes espécies faz parte da rotina de quem vive e trabalha no local.
O registro ganhou grande repercussão e ultrapassou as 4 milhões de visualizações. Então, algumas pessoas perguntaram ao casal se mostrar uma cobra poderia afastar clientes com medo de serpentes. A resposta foi que essa não é uma preocupação por ali.
Segundo os responsáveis pelo rancho, encontros com cobras são raros durante os eventos.
A movimentação de pessoas, o barulho e a presença de crianças fazem com que os animais que vivem na região procurem lugares mais afastados.
A família também contou que já recebeu visitantes como macacos, tucanos e jacus, mas esses encontros costumam acontecer fora do horário das festas.
Depois da repercussão, algumas pessoas mandaram mensagens dizendo que acharam a situação interessante. Algumas até demonstraram vontade de voltar ao espaço para observar a fauna da região.
A proposta do Rancho das Hortênsias, segundo os responsáveis, continua sendo receber os visitantes em meio à natureza e conviver com os bichos que aparecem por ali, mantendo os cuidados necessários.
Sobre a cobra d'água
"Cobra d'água" não é o nome de uma única espécie. A expressão popular é usada para diferentes serpentes que têm relação com ambientes aquáticos.
Uma delas é a Erythrolamprus miliaris, aparentemente a espécie do vídeo.
Segundo o Portal Amazônia, a Erythrolamprus miliaris costuma ser encontrada em ambientes alagados ou próxima a cursos d'água.
A espécie é considerada não peçonhenta e tem hábitos predominantemente diurnos. Também é uma boa nadadora e sua alimentação inclui principalmente anfíbios, peixes e girinos.
As fêmeas da espécie podem ultrapassar 90 centímetros de comprimento, embora indivíduos com cerca de 60 centímetros sejam mais comuns. A espécie é ovípara e pode colocar, em média, dez ovos durante o período reprodutivo.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.







