Cachorro resgatado de zona de guerra ajuda ex-soldado a superar o estresse pós-traumático

Por
em Notícias

Convocado pelo Exército dos EUA para uma missão no Afeganistão, o fuzileiro naval Craig Grossi passou anos no país asiático em meio a uma zona de guerra até finalmente ser liberado e voltar para casa.

Nesse meio-tempo, o soldado acabou fazendo amizade com um cachorro em situação de rua, que ele batizou de Fred.

Sempre que se encontravam - o que era algo quase diário, - Grossi deixava água e suprimentos para o cão, além de muito carinho, é claro, ignorando as rígidas normas do Corpo de Fuzileiros Navais.

Carinho, aliás, era tudo o que o veterano precisava em meio a tanta indiferença e horror, típicas de uma zona de guerra.

Foram seis meses cultivando amizade e ajudando um ao outro: Grossi com mantimentos e carinho e Fred com muito amor e inocência, alheio aos conflitos humanos na região.

Ao ser convocado de volta para os Estados Unidos, Grossi prometeu a Fred que voltaria para buscá-lo.

Ele iniciou todo o trâmite burocrático para levar o cãozinho para casa, o que levou quase dois meses.

A espera foi recompensada: após muita apreensão, o Corpo de Fuzileiros Navais levou Fred para solo americano.

E o cãozinho não poderia chegar em melhor hora: mais do que um amigo fiel, ele se tornou um cão terapeuta para Grossi, agora um veterano aposentado.

Diagnosticado com estresse pós-traumático, o ex-soldado afirma que Fred é seu ‘principal remédio’ na luta contra o transtorno.

“Ele é meu amigo de todas as horas, e mais: virou meu terapeuta! Seu amor constante me acalma quando estou nervoso ou em pânico. Não sei do que seria sem o Fred”, afirmou Grossi em uma entrevista.

Olha só que fofos!

Assista também:

Cachorro solitário olha fixo para o mar e o motivo é revelado

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.