Segundo estudos, cães podem ajudar crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais

Por
em Notícias

Com nossas agendas lotadas e excessiva dependência tecnológica, fica difícil para as crianças obterem suficiente atividade física ao ar livre, crucial para o seu desenvolvimento saudável.

E durante uma pandemia em que toda a família está de quarentena, saindo quando absolutamente necessário, fica ainda mais difícil garantir que isso aconteça.

Mas há luz no fim do túnel de acordo com um estudo publicado pela revista Pediatric Research. A pesquisa afirma que ter, passear e brincar com um animal de estimação incentiva consideravelmente o desenvolvimento social e emocional de uma criança.

De fato, crianças de famílias com pets em casa que participaram do estudo tiveram 30% menos probabilidade de terem problemas de conduta e rebeldia quando comparadas à crianças que não participaram da pesquisa.

Mesmo nessa idade, as crianças poderiam realmente se beneficiar da interação com um animal de estimação enquanto supervisionadas.

"A atividade física regular desempenha um papel importante durante a primeira infância, contribuindo para o desenvolvimento de crianças pequenas e diminuindo o risco de desenvolver doenças crônicas, incluindo a obesidade", disse a autora sênior do estudo Hayley Christian, professora associada e pesquisadora sênior do Center for Child Health.

A posse de pets tem sido associada à responsabilidade, identidade positiva, empatia e confiança. Crianças com cachorros ou gatos em casa são mais propensas a exibir níveis mais altos de comportamentos pró-sociais e têm menores dificuldades gerais.

As crianças que passearam com um pet pelo menos um dia por semana e brincaram com eles pelo menos três vezes por semana tiveram escores pró-sociais mais altos do que aqueles que o fizeram com menos frequência.

"Esses resultados destacam que mesmo um compromisso pequeno a moderado de envolver crianças pré-escolares no tempo que passeava com o cão (ou gato) da família pode fornecer importantes benefícios sociais e emocionais para crianças pequenas", concluiu o estudo.

Veja também este vídeo do nosso canal:

Histórias que provam que ter mais pets é melhor do que ter só um

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.