Logomarca Amo Meu Pet

Banco Central cogita criar ações que promovem o bem-estar dos animais depois da repercussão de abaixo-assinado

Por
em Notícias
A petição foi criada pelo deputado federal Fred Costa para que a nova cédula de R$ 200 recebesse a imagem de cão vira-lata caramelo e chegou até o conhecimento dos gestores do Banco Central

Recentemente noticiamos o abaixo-assinado criado pelo deputado federal Fred Costa (Patriota-MG), para que a nova cédula de R$ 200, que começará a circular em agosto, recebesse a imagem do cão vira-lata caramelo.

Conforme o decreto do Banco Central, o animal escolhido para representar a nota foi o lobo-guará, animal que corre risco de extinção e é também um símbolo da fauna brasileira.

O movimento pelo abaixo-assinado, no entanto, não foi em vão e até o momento já obteve mais de 50 mil assinaturas e chegou a ser cogitada pelos gestores do Banco Central.

Um dia após o lançamento da petição, ocorrida no dia 30 de julho, o deputado Costa se reuniu com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, quando puderam discutir a pauta.

Segundo o parlamentar, o presidente do BC explicou que não haveria tempo hábil para fazer a alteração, mas que reconhece a importância da visibilidade dos vira-latas e o principal objetivo, que é promover o estímulo à adoção de animais e formas de combater os maus-tratos.

Além da receptividade do dirigente, a diretora de administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros também se mostrou concordante com o projeto. Em declaração ao portal UOL na última quinta-feira (6), Carolina disse que a instituição estuda uma ação relacionada ao animal de forma que envolva o combate aos maus-tratos.

“Eles foram muito receptivos e acolhedores. A demonstração maior disso foi quando, no ‘Fantástico’ (TV Globo), ela (a diretora Carolina de Assis Barros) já citou com enorme destaque o cão vira-lata. Eu que tenho como bandeira prioritária o cuidado dos animais, e busco chamar atenção para a castração, adoção e educação, agora vendo o BC abraçando e se juntando a nós é, com certeza, um ganho para a causa”, declarou o deputado Costa.

Que bacana, podemos nos manter otimistas a respeito de ações efetivas voltadas para os vira-latas. Muito bom!