7 benefícios que os pets proporcionam a sua saúde

Além de serem os membros mais fofinhos da nossa família, os animais de estimação são todos bons para nós.

Por Redação Amo Meu PET
em Notícias

Animais de estimação não apenas tornam nossas vidas mais ricas, mas também nos ajudam a viver mais. Por mais que cuidemos deles, eles também encontram maneiras de cuidar de nós. Estudos confirmam que nossos companheiros animais nos ajudam de muitas maneiras, desde aumentar a imunidade até reduzir o estresse. Eles podem até mesmo detectar doenças usando apenas o sentido do olfato. Então, se você se considera uma pessoa-cão ou pessoa-gato, saiba que ter um amigo peludo pode oferecer enormes benefícios para a saúde.

1. Animais de estimação reduzem o estresse e a ansiedade

Sentindo estressado? Seu médico pode prescrever a adoção de um animal de estimação. Na verdade, os Centros de Tratamento Promises, especializados em adicção, não apenas sugerem que um animal de estimação reduza o estresse, mas, na verdade, permite que animais de estimação entrem em seus centros de reabilitação. Isso porque a ligação com animais de estimação desencadeia níveis mais altos do hormônio redutor de estresse, a oxitocina, ao mesmo tempo em que diminui a produção do hormônio indutor de estresse, o cortisol. Interagir com animais tem um impacto especialmente grande durante o desenvolvimento infantil, e as crianças com animais de estimação experimentam menos estresse , ansiedade de separação e ansiedade social, reduzindo a probabilidade de desenvolver transtornos mentais, emocionais e comportamentais durante a vida adulta.

2. Animais de estimação podem farejar condições médicas

Se você perceber que seu cão ou gato está agindo de maneira engraçada sem nenhuma explicação, você pode querer fazer uma visita ao médico. Animais com um olfato aguçado podem detectar pequenas mudanças no corpo humano. Cães e gatos, sentindo um problema, alertam seus donos, alterando comportamentos, levando à detecção precoce de doenças como câncer, narcolepsia, enxaquecas, diabetes e convulsões. Cães especialmente têm a capacidade de detectar doenças com um alto nível de precisão , detecção de câncer de mama com 88 por cento de precisão e câncer de pulmão com 99 por cento de precisão.

3. Animais fornecem carinho e conforto

Hospitais, casas de repouso, escolas, hospícios e asilos recorrem aos animais de terapia para proporcionar conforto, alegria e companheirismo. O programa Paws for Purple Hearts ajuda a curar veteranos que sofrem de problemas de mobilidade e stress pós-traumático ensinando-os a treinar cães-guia.

4. Animais ajudam a reduzir a pressão arterial e a promover a saúde do coração

Os cardiologistas elogiam os cães na eficiência que eles tem em reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração. Em um estudo observando pessoas com pressão alta, aqueles que adotaram os cães experimentaram declínio nos níveis de pressão arterial. A pesquisa mostrou resultados semelhantes para os donos de gatos também.

5. Ter um animal de estimação nos ajuda a ficar mais ativos e a sair de casa

Às vezes, encontrar tempo para passear com o cachorro ou limpar a caixa de areia pode parecer difícil de se encaixar em uma agenda lotada. Ainda assim, tem que ser feito, e aqueles que têm animais de estimação se beneficiam de mais exercício do que aqueles que não tem. Os donos de cães sentem-se especialmente motivados a sair de suas responsabilidades e provavelmente passarão mais tempo caminhando ao passear com seus cães diariamente. Na verdade, os donos de cães têm 54% mais chances de obter os níveis recomendados de exercício. Mesmo aqueles com gatos podem colher os frutos. Você não pode levar o gato para passear, mas você se mexerá brincando com o gato, pegando brinquedos ou limpando.

6. Animais reduzem o risco de doenças

Ter um cão ou um gato pode diminuir o risco de desenvolver doenças como câncer, alergias ou doenças cardíacas. Cientistas da Universidade da Califórnia, San Francisco e Stanford University descobriram que animais de estimação estimulam o sistema imunológico, protegendo contra certas formas de câncer em até um terço. Nossos animais de estimação também podem ajudar a prevenir alergias. Marty Becker, DVM, consultor veterinário do Good Morning America, explica: “Crianças que crescem em fazendas e com animais não têm alergias.

7. Animais de estimação nos ajudam a socializar e conhecer novas pessoas

Quer estejam sentados no parque ou conversando com o dono da loja sobre a melhor marca de comida de gato, os animais de estimação nos dão uma maneira de quebrar o gelo e encontrar um terreno comum para conversas. Nadine Kaslow, PhD, professora de psiquiatria e ciências comportamentais da Universidade Emory, em Atlanta, considera os animais de estimação especialmente úteis para aliviar as pessoas do isolamento social e da timidez. De acordo com Kaslow, “as pessoas perguntam sobre a raça, elas observam os truques do cachorro. Às vezes a conversa fica apenas no 'nível canino', às vezes se torna um verdadeiro intercâmbio social." Quem sabe até você pode até conseguir um encontro com um dono de cachorro na sua próxima caminhada pelo parque.

Redação Amo Meu PET