Mini podcasts divulgam temas sobre comportamento e bem-estar animal de grupo de pesquisadores da Unesp

Por
em Notícias

O programa Momento Animal traz uma série de spots curtinhos (mini podcasts), mas com temas relevantes sobre comportamento e bem-estar animal. A ideia do programa é passar informações científicas importantes sobre dor e qualidade de vida em animais em menos de 2 minutos.

Os spots abordam aspectos em cães e gatos, passando também por animais de fazenda e alcançando até mesmo os peixes!

A produção recebe apoio da Fapesp e faz parte da divulgação científica do projeto ‘Dor e qualidade de vida em animais’, que é desenvolvido pelo grupo de pesquisas coordenado pelo professor Stelio Luna na Unesp em Botucatu (SP).

Os spots foram produzidos e apresentados por Caroline Marques Maia e contam com a supervisão jornalística da professora Simone Pallone do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Unicamp. A produção e a edição dos spots contam também com a colaboração de Octávio Silva, Gustavo Campos e Samuel Ribeiro.

Confira abaixo a playlist com os spots:

1. Será que os animais sentem dor?

2. A qualidade de vida para os animais

3. Como sabemos quando um animal está sentindo dor?

4. Sinais que um animal aponta quando está com dor

5. Gatinhos sentem dor da mesma forma que os cachorros?

6. Como os cavalos demonstram que estão com dores?

7. Bois e vacas com dor produzem menos

8. Como avaliar a dor nos animais?

9. Pouca ou muita dor?

10. Cada animal sente dor do seu jeito!

11. Como os gatos demonstram a dor?

12. Peixes sentem dor?

Carol é bióloga, mestre e doutora em Zoologia pela Unesp e especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor da Unicamp. Faz parte da equipe FishEthoGroup (FEG) de cientistas internacionais, desenvolvendo perfis de comportamento e bem-estar de espécies de peixes criadas em cativeiro, participando de pesquisas e fazendo divulgação científica, além de ser colaboradora no Instituto GilsonVolpato de Educação Científica - IGVEC. Em 2016 criou o blog ConsCIÊNCIA Animal para divulgar comportamento e bem-estar animal para as pessoas em geral, que comanda até hoje. Tem publicado diversos materiais jornalísticos em veículos como ComCiência, Observatório da Imprensa e Ciência na Rua. Ama animais e o meio ambiente, gosta de pintar e adora assistir um bom filme ou série.