Cerca de 220 cães são resgatados de canil precário no RS

Por Redação Amo Meu PET
em Notícias

A página no Facebook SOS Animais Erechim publicou nesta terça-feira (26) uma notícia grave sobre a crítica situação de um canil da cidade de Cotegipe, no Rio Grande do Sul:

RESGATE DE MAIS DE 220 CÃES EM CANIL NO INTERIOR DE BARÃO DE COTEGIPE - RS.

Ontem, juntamente com a Prefeitura de Barão de Cotegipe, Brigada Militar, médicos veterinários, voluntários e a UNIMAL CLÍNICA VETERINÁRIA, realizamos o resgate de vários cães em um canil de propriedade da Irene Konka, localizado na Linha 5, Km 3, no interior de Barão de Cotegipe.

Podemos afirmar, que nunca, em mais de 11 anos de trabalho na causa animal, vimos nada parecido.

O local é horrível, péssimo, sem estrutura alguma.Totalmente insalubre.

Os cães eram vítimas de maus - tratos. Viviam sem água, sem comida, sem casinhas, no meio da sujeira, fezes. Com pelos embolados. O odor no local, é extremamente forte.

Encontramos cães extremamente debilitados, magros, fracos, doentes, com bicheiras, que não conseguiam nem parar em pé.

Todos os cães lá, são muito assustados e medrosos, os quais precisarão aprender a conviver novamente.

No local, existem cães sem raça definida, mas muitos cães de raças, de diferentes raças, que ela procriava e revendia os filhotes, de forma totalmente ilegal.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, por diversas vezes, foi oferecido ajuda a proprietária do canil, ajuda com ração, medicamentos, atendimento veterinário, castrações, adoções, mas ela nunca aceitou, sempre negou ajuda e nunca permitiu a entrada no local.Tanto é, que ontem só conseguimos entrar no canil, após decisão judicial.

Ontem, realizamos o resgate de 35 cães, os quais já foram encaminhados para a UNIMAL CLÍNICA VETERINÁRIA, para atendimento, exames, banho, tosa, castração, microchipados e depois estarão disponíveis para adoção responsável. Também, foram apreendidos dois pássaros silvestres. A proprietária do canil responderá criminalmente.

Ainda, temos muito para fazer, os resgates serão realizados aos poucos, pois PRECISAMOS DE LAR TEMPORÁRIO E ADOÇÃO RESPONSÁVEL. Enquanto isso, os cães que permanecem no canil até serem resgatados, já estão recebendo todo apoio, acompanhamento, higienização, suporte e cuidados necessários. Então, toda ajuda é muito bem vida.

Assim, que os cães estiverem disponíveis para adoção responsável, divulgaremos.

Redação Amo Meu PET