Conheça a espécie de mariposa que se parece com duas cobras

Por
em Mundo Animal

A mariposa Atlas, também conhecida como atlas Attacus, pode ser encontrada na China, Índia, Malásia e Indonésia. Basta observar atentamente uma árvore para tentar identificá-la, mas tome cuidado para não confundi-la com uma cobra.

A natureza é incrível, insetos e animais no geral possuem diversas formas de autodefesa, no caso da mariposa atlas sua ‘arma’ são as asas.

“O nome cantonês da mariposa se traduz como mariposa cabeça de cobra, porque as pontas de suas asas se parecem com a cabeça de uma cobra mortal”, explicou o Museu de História Natural de Londres.

“Quando ameaçada, a mariposa cai no chão e se contorce, batendo as asas lentamente para imitar os movimentos da cabeça e do pescoço da cobra e espantar os predadores”.

Quando está de perfil as asas da mariposa se parecem com a cabeça de duas cobras, uma camuflagem que ajuda a espantar pássaros e outros predadores em busca de um lanche fácil.

Além desse visual diferenciado, essa espécie também é uma das maiores do mundo. A envergadura da asa de uma mariposa fêmea pode chegar a até 25 centímetros, maior do que uma mão humana.

Outra curiosidade é sua expectativa de vida, apenas duas semanas. Após passar pelo estágio de lagarta com muita fome, sua boca é selada. Incapaz de se alimentar, sua única missão é reproduzir e proteger seus ovos.

Eu com certeza me assustaria se encontrasse uma pessoalmente, e você?

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.