Conheça Pigcasso, uma porca resgatada de abate e que hoje pinta quadros valiosos

Por
em Mundo Animal

Pigcasso é uma porca que virou um fenômeno na web. Joane Lefson, tutora do animal, o resgatou com um mês de vida de um abatedouro, mas não demorou muito para perceber que a porca era especial.

Por livre e espontânea vontade, a suína começou a pintar telas em casa, no Santuário Fazenda em Vale Franschhoek, próximo a Cidade do Cabo, na África do Sul.

Recentemente, a porca de 680 quilos criou uma valiosa obra de arte, um quadro de tela branca, coberta de traços em vários tons de azul, linhas brancas e alguns pontos laranjas e verdes, o qual foi vendido por R$ 130 mil.

A pintura foi intitulada de Wild and Free, que significa livre e selvagem. O sortudo e comprador foi um alemão chamado Peter Esser.

O valor será usado para a reforma e manutenção da fazenda. Com a venda, a porca bateu o recorde que pertencia ao macaco Congo, que em 2005 pintou uma tela que foi vendida por cerca de 90 mil reais.

"Eu queria que a Pigcasso criasse algo que nunca tinha sido feito antes. Uma tela de tamanho grande, maior do que a vida, que poderia desafiar o valor intrínseco de uma obra de arte criada por um animal", disse a tutora em entrevista ao site britânico Daily Mail.

A tutora explica o porquê da peça fez tanto sucesso, "houve um interesse significativo na peça. Não é apenas uma pintura visualmente impressionante e bonita, é um momento profundo para Pigcasso e para os animais da fazenda. Você não pode olhar para isso e não dar mais valor à sua inteligência, individual e criatividade", afirma Lefson.

Agora se você está se questionando ‘como isso é possível?’ Eu te explico! Segundo especialistas, os porcos podem ganhar de crianças de até 3 anos em jogos de memória. A espécie é considerada a quarta mais inteligente do planeta, ficando atrás apenas dos humanos, chimpanzés e golfinhos. O seu QI chega a superar o dos cachorros.

O animal possui um perfil no instagram com mais de 40 mil seguidores, para acompanhar o nome é >@pigcassohoghero.

Demais isso né? Esse é um dos vários motivos pelos quais me tornei vegetariana.

Confira um vídeo em que Pigcasso está pintando a obra Wild and Free:

Veja também:

Pépe Bonner traz histórias cativantes de fim de ano com os pets

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.