Ciclista resgata filhote de gato abandonado durante trajeto de trilha

O rapaz avistou o felino e soube que não poderia deixá-lo ali e seguir o caminho sozinho.

Por
em Gatos

No dia 13 de maio de 2017, durante um passeio de pedal em Taguaí, São Paulo, o ciclista Vitor Fernandes da Fonseca, na época com 22 anos, resgatou um gatinho abandonado na estrada vicinal que liga Taguaí ao Bairro Taquaras, em Tejupá (SP).

Por estar em uma bicicleta, a única opção para carregar o felino era colocá-lo dentro da camisa. “Amo animais. Já tive gatos e agora tenho dois cachorros, um que ganhei há quatro anos e outro que resgatei das ruas este ano”, contou Vitor ao G1.

O ciclista filmou o encontro e compartilhou nas redes sociais. “Estava treinando normalmente quando comecei a ouvir um miado de gato. Olhei para trás e vi o filhote sozinho no meio da estrada, sem ninguém por perto”, acrescentou.

Após ‘guardar’ o felino na camisa, Vitor filmou um pouco do trajeto que percorreu, cerca de 10 quilômetros, o animal esteve na companhia do ciclista por 30 minutos, e nesse meio tempo brincou com o fone de ouvido do rapaz, lambeu seu rosto em agradecimento e deu ‘tapas’ de brincadeira, até encontrarem um sítio, o qual o rapaz julgou ser um ótimo lugar para deixá-lo.

“Estava longe de casa, há uns 30 quilômetros. Como não tinha como levar o gato por tanto tempo no macacão, deixei ele lá com o senhor que estava carpindo. Depois que deixei o gato, ele começou a brincar com um cachorro do sítio, então achei melhor que ele ficasse lá”, explica.

Quando retornou ao local, dois dias depois, descobriu que infelizmente o gatinho havia fugido do local. O paradeiro do felino ficou desconhecido. “Voltei para saber como o filhote estava, aí a moradora me contou que no dia seguinte o gato sumiu. Ela achava que alguém em um carro pegou o filhote. Agora não imagino onde ele possa estar”, afirma.

Como o post do ciclista se tornou viral no Facebook, muitos veículos de comunicação entraram em contato para compartilhar a notícia. “Nem iria postar, mas minha mãe ficou encantada com o ‘filhotinho’ e pediu que eu colocasse. Depois vi que o vídeo foi até usado em jornais da Europa, até me pagaram para terem o direito do vídeo.”

Um exemplo disto é o site BoredPanda, que também escreve sobre pets e animais no geral.

A minha teoria é que era um gato do mato, por isso estava naquele local e não permaneceu no sítio, sabe se virar sozinho. Mas claro, para quem ama animais essa distinção não importa, por isso Vitor não pensou duas vezes antes de levá-lo consigo.

Confira o vídeo do resgate:

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.