Cachorro denominado ‘o mais gordo’ da Grã-Bretanha perde metade do peso após dieta

Philip recuperou a qualidade de vida e hoje consegue fazer atividades com outros cães.

Por
em Cães

Philip é um cão da raça springer spaniel que recebeu o título de "mais gordo da Grã-Bretanha" após chegar a pesar mais de 65 quilos, o cachorro era acostumado a comer biscoitos e bolos, o que obviamente foi prejudicial a sua saúde.

Pensando na qualidade de vida do cão, o tutor ficou com medo de ter que eutanasiá-lo, pois Philip não conseguia andar mais de três metros sem ficar ofegante e cansado.

Com isso, o veterinário Edward Davies o colocou em uma dieta por aproximadamente 6 meses, atualmente o cachorro pesa 33 kg, menos da metade do seu peso antigo. O médico que possui dois cães da mesma raça resolveu adotá-lo e levá-lo para casa, para facilitar os cuidados intensos.

“Sou veterinário há 30 anos e nunca vi um cachorro tão acima do peso quanto Philip. Era incrível que suas pernas pudessem sustentá-lo, e ele era tão grande que era difícil até mesmo examiná-lo para descobrir o que estava errado. Poderia ter uma massa do tamanho de uma bola de futebol em seu abdômen, e não teríamos sentido por baixo de toda a gordura. Mas seus exames de sangue estavam bons”, contou o veterinário.

Após perder peso, o cachorro aprendeu a brincar com bola, de buscar e levar até o tutor e também criou uma paixão por passeios e natação, o que colabora para uma qualidade de vida melhor.

“Sua personalidade realmente se revelou. Ele é um cachorro tão amigável e você simplesmente não viu isso antes. O rabo dele está sempre abanando e é lindo vê-lo feliz”.

Agora o cão está saudável e feliz, a expectativa é que até o final do ano atinja o peso ideal para seu porte. A má notícia é que o cardápio não inclui mais biscoitos, bolos e comida humana.

“Eu não conseguia nem sair com ele com meus próprios cachorros no começo, pois ele tinha que se sentar a cada poucos segundos”, disse Edward.

De acordo com uma pesquisa realizada no início deste ano, descobriu-se que cerca de 51% dos cães no Reino Unido (51%) são obesos. As preocupações de saúde resultantes disso incluem artrite, doenças cardíacas e diabetes.

O importante é que agora consegue caminhar sem cansar muito rápido, além de não ter mais dores musculares.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.