Gata é filmada roubando canudos de bebidas: 'Ecologicamente correta'

Por
em Comportamento

Uma gata siamesa de 3 anos de idade chamada Nellie foi filmada pela tutora Carly roubando canudos de dentro de copos na maior cara de pau, sem se importar em ser pega no flagra.

O vídeo foi compartilhado no TikTok da tutora no dia 11 de fevereiro e viralizou atingindo cerca de 3,5 milhões de usuários do aplicativo.

“Nellie quando vê um canudo na bebida de alguém”, escreveu Carly na filmagem, referindo-se a atitude da gatinha.

Ao que "tudo indica", Nellie não apoia o uso de canudos, preferindo que os humanos bebam só com o copo e nada demais.

Apesar de utensílios como canudos, plásticos, sacolas e tudo que chegue ao mar ser prejudicial ao meio ambiente e principalmente aos peixes e tartarugas que acabam ingerindo, os canudos representam apenas 0,025% do lixo nos oceanos.

Claro que plástico é um problema, mas não é o único. Uma grande parte, se não a maior parte de lixo espalhados pelos oceanos do mundo todo, são os restos de equipamentos de pesca, como redes, anzóis, etc.

Mas não é por esse motivo que devemos nos descuidar, ainda é preciso separar o lixo, reciclar e reutilizar. Esses e outros dados são apresentados em um documentário chamado Seaspiracy que estreou em 2021, o qual mostra impactos humanos na vida marinha.

Se até a gatinha Nellie sabe que canudos de plásticos não devem ser utilizados, não deveria ser difícil para os humanos entender isso. Atualmente há outros tipos de canudos, como:

Canudo de bambu, canudo de silicone, canudo de papel, canudo de palha, canudo de metal e canudo de vidro. Claro que cada um deve ser descartado corretamente de acordo com a indicação do fabricante.

A maioria dos canudos acima são biodegradáveis, principalmente o de papel que mantém a estrutura e a resistência, mesmo após a imersão no líquido por aproximadamente 30 minutos – tempo suficiente para o consumo da bebida.

O vídeo de Nellie roubando canudos chegou a obter 3,6 milhões, 419,8 mil curtidas e mais de 2.000 comentários, muitos internautas deduziram que a felina está protegendo as tartarugas, impedindo que os humanos utilizem os canudos.

Você sabia dessas opções? Confira o vídeo:

Veja também o novo vídeo do nosso canal:

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.