Javali que fez amizade com cachorros agora acredita ser um canino de estimação

Por
em Notícias

Um casal morador de uma selva no Sri Lanka, no Sul da Índia, resgatou e criou um javali junto com seus cães de estimação.

Mas o que Dora Wei, de 28 anos e Nuwan Hemachandraand, de 32, não esperavam, era de que o animal selvagem iria recorrer aos hábitos e personalidades dos seus cachorros.

O javali entrou na vida do casal que trabalha como joalheiro, em setembro de 2020, quando retornaram de um acampamento de três dias e encontraram o jardineiro da casa com o animal.

De acordo com a história publicada pelo Daily Mail no dia 23 de fevereiro, os tutores se depararam com um filhote de javali assustado, porém selvagem, que havia sido deixado do lado de fora da residência.

Ambos acreditam que Yezhu, uma fêmea, como batizaram, foi separada da mãe com apenas algumas horas de vida.

Em entrevista ao veículo de comunicação, o casal afirma que procuraram dicas no Google de ‘como criar um javali’, fazendo o possível para manter o animal vivo.

Mas apesar desses esforços, quem conseguiu o maior cuidado e domesticação foi um labrador de três anos chamado Biu Biu, que ensinou a fêmea a andar, comer e ser independente.

Hoje em dia, sendo adulta, ainda se deita ao lado do cão e pensa que é sua mãe, agindo também como se fosse um cachorro. Quando encontraram a javali fêmea pela primeira vez, pensaram ser um cervo.

“Era uma situação de vida ou morte. Se não a mantivéssemos, ela provavelmente morreria. Cuidar dela veio do coração. Ela é uma criatura viva, não podíamos deixá-la morrer. Todos os animais que entram em nossa casa são bem-vindos. Nossos corações derreteram quando vimos Yezhu. Ela era tão pequena, queríamos que ela fosse tão pequena para sempre”, contou o casal no Instagram.

A decisão de adotar o animal se deu após uma pesquisa de que nenhuma ONG ou instituição de preservação poderia ficar com o javali. Em março de 2021, Dora e Nuwan decidiram construir uma pequena réplica de sua casa para Yezhu em seu jardim e até criaram uma pequena piscina para ela se refrescar.

“O fato de os animais se amarem tanto e passarem tanto tempo juntos é realmente único. Desde filhote Yezhu dorme em cima do Biu Biu. Mesmo agora, ela não percebe o quão grande ela se tornou, então ela ainda se senta no cachorro. É apenas uma forma de demonstrar amor”, acrescentou a tutora.

Eu não sabia que precisava conhecer essa história até conhecer essa história! Muito fofos.

Assista também o nosso Jornalzinho Amo Meu Pet:

O caso do cachorro que faz yoga e mais notícias de bichinhos

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.