Cães de terapia acalmam pacientes com medo de agulha em consultório odontológico

Os pacientes que mais aproveitam o benefício são crianças.

Por
em Adestramento

Uma médica Odontopediatria da cidade de Charlotte na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, teve a brilhante ideia de amenizar a fobia de pacientes em seu consultório, a dentista presenciou muitos choros, medos e gritos, principalmente por parte de crianças na hora em que viam a agulha para extração de dentes, neste sentido a mulher decidiu buscar um mecanismo para acalmá-las, um cão.

Levi McAllister, de 11 anos, é um dos pacientes que desfrutou da companhia de um cão de terapia chamado Atkins, quando precisou voltar ao consultório depois de um episódio traumático. No retorno da consulta, a higienista dental Barb Kucera fez uma pergunta valiosa ao garoto: “Você gostaria que Atkins deitasse no seu colo?”. Prontamente ele aceitou.

Enquanto fazia carinho no cão, Levi nem percebeu quando a dentista o anestesiou e realizou a extração de dois dentes.

“O cachorro me fez sentir feliz e calmo”, disse Levi.

Essa ação pode ser realizada após uma lei entrar em vigor em junho de 2021 e acredita-se que seja o primeiro regulamento desse tipo em todo o país. Apesar da reclamação de alguns pacientes sobre questões de higiene e saneamento, este não é o único estado onde é possível manter um animal para o bem-estar dos pacientes.

Em uma clínica em Green Bay, Wisconsin, pacientes podem abraçar uma cacatua chamada Charlie. Enquanto os de uma clínica em Nashville visitam PeeWee, um buldogue francês. Já no município de Cornelius, também na Carolina do Norte, a Whalen Dentistry tem um goldendoodle chamado Beamer.

O paciente tem o direito de escolher o acompanhamento canino ou não, por isso, para aqueles que necessitam de distração, o cão terapia é uma opção menos traumática.

E aí, você optaria por este serviço? Eu com certeza e olha que nem tenho medo de dentista!

Veja também este vídeo do nosso canal:

O pássaro que canta 'Meu Pintinho Amarelinho' e mais no Jornalzinho Amo Meu Pet | Com Pépe Bonner

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.