Cão que detectou mais de 200 explosivos na Ucrânia é condecorado pelo presidente do país

Por
em Notícias

No último domingo, 8, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, premiou Patron, o cão farejador da raça Jack Russel cujo nome significa "cartucho", que tem ajudado as forças do país a localizar explosivos de guerra.

Desde o início do conflito, 24 de fevereiro, o cão já detectou mais de 200 explosivos. E por tamanha coragem o peludinho recebeu a Medalha de Serviço Militar durante uma entrevista coletiva do presidente com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, na cidade de Kiev.

Veja Patron em ação:

O cachorrinho de dois anos pareceu entender que estava sendo condecorado pois latia e abanava o rabinho de felicidade durante a cerimônia.

"Hoje, quero premiar os heróis ucranianos que já estão limpando nossas minas", disse Zelenskiy. "E junto com nossos heróis, um pequeno e maravilhoso sapador - Patrono - que ajuda não apenas a neutralizar explosivos, mas também a ensinar nossos filhos as regras de segurança necessárias em áreas onde há ameaça de minas".

Segundo o Daily Mail, a premiação também de estendeu para o dono do cãozinho, Myhailo Iliev, que é major do Serviço de Proteção Civil.

O pequeno trabalha no Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia (SES) na remoção de explosivos, e a equipe o chama de 'alma e mascote' do grupo. E claro, no final do dia, depois do trabalho duro, ele é recompensado com muito carinho e pestiscos.

"Obrigado, amigo, pelo seu trabalho incansável!", post do Telegram dos serviços de emergência.

Além de conquistar os corações dos seus colegas de trabalho, o pequeno também tem conquistado fãs por todo mundo.

Confira o momento da premiação:

Amadinho! Sua estatura não condiz com o tamanho de sua bravura e coragem.

Você também vai gostar deste vídeo:

Cachorrinho 'cãotor' e mais no Jornalzinho Amo Meu Pet | Com Pépe Bonner

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube