Cães de terapia foram enviados à escola no Texas para acalmar sobreviventes

Por
em Notícias

No dia 24 de maio, um jovem de 18 anos chamado Salvador Ramos entrou armado na escola primária Robb, na cidade de Uvalde, no Texas - Estados Unidos.

O atirador frequentou a escola na adolescência e abriu fogo na escola matando 21 pessoas. Das pessoas mortas a tiros, 19 eram crianças e dois adultos. Ramos, um estudante de uma escola próxima, foi morto após um confronto com a polícia.

Para ajudar vítimas e estudantes que presenciaram o massacre, o Lutheran Church Charities (LCC) K-9 Ministries – conhecido por sua dedicação nacional em fornecer conforto e apoio canino aos afetados por desastres – enviou oito golden retrievers para ajudar todos os envolvidos a superarem o trauma.

Os oito goldens possuem idades entre três e nove anos. Todos foram levados à escola no dia seguinte da tragédia, vindo de diferentes cidades como Austin, Texas; Cataratas de Wichita, Texas; Houston, Texas; Plano, Texas; Martim-pescador, Oklahoma; e Fort Collins, Colorado.

A presença dos cães ajuda alunos, professores e funcionários do local a se abrirem e compartilhar o trauma, sem ficar guardando para si a tristeza e mágoas. O processo pode ser demorado, mas um cão de terapia ajuda a ser menos pesado.

Essa não é a primeira vez que o LCC envia goldens para situações como essas. Em 2012 o procedimento ocorreu na Sandy Hook Elementary em Newtown, Connecticut, após um tiroteio que deixou 20 alunos da primeira série e seis professores mortos.

Essa data em especial, marcou Tim Hetzner, presidente e CEO da LCC. Ele presenciou uma cena comovente, um casal estava na escola com o filho, uma criança que ficou assustada e traumatizada a ponto de não conseguir falar sobre o que presenciou, pelo menos não com os pais ou com psicólogos.

Somente com um golden de terapia chamado Howe.

"Howe olhou para o menino, levantou-se, caminhou até ele, rolou em suas pernas, e o menino deitou em cima dele. Eles ficaram deitados lá. Após cerca de 10 minutos, o menino levantou a orelha de Howe e contou tudo o que aconteceu naquela sala de aula. Os pais começaram a chorar porque era a primeira vez que o menino falava em quatro dias. Primeira vez e para um cão”, lembrou o presidente.

De acordo com Tim, a unidade K-9 expandiu de quatro cães em 2008 para mais de 130 cães em 27 estados. A ajuda financeira de cidadãos e amantes de cães é muito importante para que os animais possam ser levados até esses locais para ajudar pessoas necessitadas.

Veja também este vídeo:

CACHORROS e GATOS que interromperam jornalistas

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.