Estudo revela o que cães sonham enquanto dormem

Por
em Comportamento

Você já ficou imaginando o que seu cachorro sonha quando dorme? Isso é o que um estudo buscou descobrir. De acordo com uma investigação publicada no portal Science Focus, os cães sonham com as experiências que tiveram durante o dia.

“Há uma semelhança surpreendente entre a estrutura do cérebro humano e a de nossos companheiros peludos. Ambos apresentam ciclos semelhantes de atividade elétrica (ciclos de sono), e essa semelhança levou os pesquisadores a especular que os sonhos dos cães são muito semelhantes aos nossos, na medida em que estão processando eventos das atividades do dia”, diz a publicação.

Ainda, esse assunto também foi foco de estudo da Revista Focus, que afirmou que os cães reagem subconscientemente às imagens dos sonhos abanando o rabo, rosnando, franzindo os lábios ou até mesmo latindo. Isso não se traduz necessariamente em um pesadelo, mas sim em um reflexo de suas experiências durante o sono.

Nossos cães não possuem um vasto conhecimento, sendo assim não são tão criativos em seus sonhos, por tanto, dificilmente terão pesadelos. O que pode acontecer é reviver um trauma, e assim ficam agitados.

Mas isso só no caso de terem tido uma experiência ruim. Eles não são capazes de imaginar ou criar uma situação que não aconteceu com eles.

Principalmente cães de pequeno porte. O psicólogo animal Stanley Coren afirmou que a duração e a frequência dos sonhos caninos estão relacionadas ao tamanho do animal.

Nesse sentido, um chihuahua pode ter sinais de sonho uma vez a cada dez minutos, enquanto um Dogue Alemão pode sonhar uma vez a cada hora e meia.

Uma dica crucial dos pesquisadores é não acordar seu cão em um momento agitado do sono. A reação do animal não pode ser prevista, portanto, deixe que ele acorde sozinho.

Muito interessante, não é?

Veja também este vídeo:

8 cachorros CIUMENTOS que deram o que falar na internet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.