Enfermeira adota cachorro de paciente que faleceu: 'Mudou totalmente minha vida'

Por
em Aqueça o coração

Kim Still é uma enfermeira da Geórgia, Estados Unidos, que desenvolveu um vínculo especial com uma paciente que estava em estado terminal. Desde o início Kim e a mulher desenvolveram uma conexão especial, de tal modo que a mulher confidenciou todos os medos e pensamentos.

Um deles era sobre com quem deixar seu cão, Jax, quando viesse a falecer. Sabendo disso, Kim fez a única coisa que estava ao seu alcance, adotá-lo.

Em entrevista ao veículo de comunicação WSB-TV a enfermeira falou sobre a decisão e o que a levou a adotar o chihuahua da paciente.

"[Ela] não tinha filhos, não tinha família por perto. Então, tudo o que ela realmente tinha era esse cachorro. Eu nunca poderia imaginar a conexão que você desenvolve com algumas pessoas quando cuida delas. Eles mudaram totalmente a minha vida”, disse Kim ao canal de TV.

A decisão de adotar o cãozinho veio depois da notícia que a família o entregaria para um abrigo de animais. Acontece que nos Estados Unidos quando há superlotação em abrigos, alguns animais acabam indo para a eutanásia.

Esse não deveria ser o fim de Jax, e graças a enfermeira isso não aconteceu. Por medo e determinação, agiu antes que fosse tarde demais. “Eu estava muito preocupada que ele não tivesse uma boa chance e possivelmente fosse morto se não saísse do abrigo”, acrescentou.

Kim foi a primeira pessoa a chegar interessada no abrigo, com a intenção de levar o chihuahua para casa. Em resposta a atitude de Kim, os colegas de trabalho que presenciaram a amizade da enfermeira com a paciente, a homenagearam com um Daisy Award por sua extraordinária compaixão.

"Estando lá, as pessoas precisam se sentir ouvidas e precisam sentir que alguém se importa com elas", finalizou Kim à WSB-TV.

O Daisy Award é um prêmio que pode ser requerido pela fundação DAISY , que é uma instituição sem fins lucrativos fundada por membros da família de J. Patrick Barnes, que sofria com uma doença autoimune – Diseases Attacking the Immune System (DAISY). Impressionados com o cuidado e dedicação que Patrick recebeu da enfermagem durante o período em que​​ esteve doente, criaram o Prêmio DAISY, que tem como objetivo reconhecer os profissionais da enfermagem que fazem a diferença para a experiência do paciente, proporcionando um tratamento humanizado.

A indicação pode ser feita por pacientes, familiares, médicos ou por qualquer membro da equipe que o identifique como alguém, que de alguma maneira, superou a habilidade técnica em seu atendimento, causando impacto positivo na vida das pessoas.

Talvez a paciente tenha partido antes de saber que seu cão tirou a sorte grande, mas com certeza Kim o cuida com todo o amor e carinho que a antiga tutora cuidava.

Cães também ficam em luto e sentem muito a perda de seus melhores amigos, donos e companheiros. Por isso, ser adotado por alguém que tinha uma grande compaixão pela antiga tutora pode ajudar Jax a lidar com a falta e a tristeza.

O site Pet Help Ful separou algumas dicas de como ajudar um animalzinho a passar pelo luto. São elas:

Fornecer amor e carinho adicionais: O carinho extra ajudará seu cão a passar por esse momento difícil.

Atenha-se à sua rotina habitual: Uma maneira de aliviar o estresse relacionado ao luto em cães é manter sua rotina o mais próximo possível (ou seja, alimentá-los e passear com eles ao mesmo tempo, como de costume).

Ser paciente: Assim como com os humanos, os cães precisam de tempo para sofrer.

Se precisar, contate um veterinário: Se estiver preocupado com o comportamento do seu cão, não hesite em contatar um veterinário. Explique quais são as circunstâncias e quais comportamentos seu cão está exibindo. Obter ajuda é uma ótima maneira de evitar outra perda potencial, especialmente se você também está sofrendo com a perda de um ente querido.

O vínculo da enfermeira e de Jax sempre será puro. Vendo tal atitude nos traz a certeza de que essa jovem escolheu a profissão certa e merece a homenagem que todos os colegas resolveram dedicar à ela.

Além disso, a dupla ganhou uma reportagem específica em um telejornal ao vivo. O nome da paciente e ex-tutora foi preservado na matéria.

Assista também:

10 animais de estimação que meteram o loko por aí | Vídeos engraçados

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.