Proprietárias da ONG Pata Voluntária são presas suspeitas de fraude para arrecadar dinheiro

Por
em Notícias

As fundadoras e gerentes da ONG Pata Voluntária, responsável pelo resgate e acolhimento de dezenas de cães e gatos abandonados nas ruas de Maceió (AL) foram presas na última sexta-feira (5) por suspeita de fraude para conseguir dinheiro enganando internautas nas redes socais.

Em nota, os delegados Leonam Pinheiro, Thiago Prado e Fábio Costa informaram que as três presas são: Amropali Mondal, 29, Maria Gisele, 23, e Nayane Petrucia, 26.

Uma das proprietárias, Nayane, confessou o crime, enquanto as outras duas ficaram em silêncio. O delegado Leonam Pinheiro foi o responsável pelo início das investigações e falou que as mulheres podem responder por vários crimes.

"Elas serão responsabilizadas por estelionato, associação criminosa. Elas responderão também pela comunicação falsa de crime, além de crimes ambientais, já que nós estamos apurando também maus-tratos aos próprios animais que elas estavam alegavam cuidar", disse Pinheiro.

O delegado Fábio Costa falou sobre as investigações. "As pessoas que estavam a frente dessa ONG acabaram noticiando na delegacia de polícia que teriam sido vítimas de um roubo. Após uma investigação preliminar coordenada pelo delegado Leonam Pinheiro, do 17º Distrito Policial, ele passou a desconfiar dessa prática criminosa, então, acionou a DEIC para que pudéssemos fazer um trabalho conjunto.

E ao entrevistar as pessoas que estavam a frente dessa ONG, pudemos constatar facilmente que na verdade elas estavam praticando uma fraude, um estelionato, com a finalidade de obter doações para outras causas que não fosse o cuidado com os animais", explicou.

Já o delegado Thiago Prado informou que a polícia encontrou animais silvestres em um apartamento.

"Elas estão sendo autuadas em flagrante delito pela prática de crime de estelionato. Inúmeras pessoas de todo o Brasil estavam efetuando depósitos em dinheiro a todo o tempo. Além disso, estão sendo autuadas pelo crime de associação criminosa, por falsa comunicação e ainda constatamos durante o cumprimento dessa prisão que, dentro de um apartamento, estavam animais silvestres, que não poderiam estar em um domicílio, em um apartamento, sem autorização dos órgãos ambientais", disse.

Uma das três presas confessou o crime de fraude. "Por orientação dos advogados, duas das autoras preferiram fazer uso do direito ao silêncio, portanto, só se manifestarão em juízo e uma delas confessou toda a trama delitiva. Esse depoimento com todo o procedimento será encaminhado ao poder judiciário", explicou Thiago Prado.

Na quinta-feira passada (4), o perfil oficial da ONG Pata Voluntária no Instagram, que tem mais de 1,5 milhão de seguidores, publicou um pedido de ajuda, relatando um assalto sofrido no abrigo. No post, foi citado um episódio de assédio e agressão.

"Estamos em pânico, com medo, sem forças pra nada, mas infelizmente não temos a opção de parar para nos recuperar, temos que lutar pelos animais que resgatamos, pois eles não têm mais ninguém no mundo a não ser nós aqui e vocês. Os animais estão sem nada e não temos de onde tirar, o que tem na sede principal só dá para os animais doentes, estamos desesperadas. Por misericórdia imploramos que ajudem", diz trecho do post.

Horas depois, a ONG fez um outro post com a foto de dois Boletins de Ocorrência, feitos em Maceió e em Messias, em Alagoas, além de um pedido de desculpas pela demora em registrar o crime. "Ontem ainda estávamos completamente em choque pelo trauma que passamos, pois não foi apenas um roubo, fomos humilhadas e agredidas".

Em seguida, no mesmo post, a ONG agradece aos delegados Leonam Pinheiro e Bruno Lima, este último também deputado estadual de São Paulo, além do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, pelo apoio dado na ocasião.

Entretanto, no mesmo dia, uma nova mensagem foi publicada no perfil da ONG. "Peço a todos que parem de doar. Infelizmente, descobrimos que não houve crime algum. Trata-se de uma fraude".

O post foi assinado pelos delegados Leonam Pinheiro, Fábio Costa e Thiago Prado. Além da mensagem, também foi gravado um vídeo que mostra o local onde deveria funcionar a ONG.

"Aqui supostamente seria a sede do abrigo. Nós encontramos fechada, do jeito que estou mostrando, não tem absolutamente nada, nem estrutura, muito menos animais, está a sede totalmente abandonada. Aqui é o local onde supostamente teria acontecido o assalto, onde elas foram assediadas, onde estariam os animais", diz o autor do vídeo, um dos delegados.

A Polícia Civil ainda não deu detalhes da investigação e informou que as suspeitas estão prestando depoimento na sede da Divisão Especial de Investigação de Capturas (Deic) sobre o caso.

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: >G1

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.