Por que gatos odeiam portas fechadas? Veterinária explica a motivação por trás do comportamento

Por
em Comportamento

Os animais possuem características adoráveis, mas também muito particulares de acordo com a sua espécie, raça, entre outras questões. Os gatos, por exemplo, possuem comportamentos bem específicos e os papais de felinos entendem bem isso.

Um dos comportamentos pontuais dos gatinhos, é ignorar completamente um cômodo até que o dono fecha a porta e ele começa a miar e a arranhá-la insistentemente até que ela seja aberta.

O dono, que não é louco de ignorar a sua pequena criaturinha, certamente vai atender ao seu pedido, mas na maioria das vezes acaba sendo feito de bobo, porque os gatos olham a porta aberta, dão meia volta e se retiram.

Tenho certeza de que todo pai de gato já passou por essa situação. Mas afinal de contas, por que eles fazem isso?Antes de descobrirmos o motivo, vamos conferir alguns vídeos que ilustram esse comportamento:

A veterinária comportamental Amanda Alano, que vive em Porto Alegre, explica detalhadamente o motivo dos gatinhos, sem exceção, agirem assim.

A profissional compartilhou uma publicação em seu Instagram, no dia 29 de setembro, explicando as razões que influenciam esse comportamento. De acordo com Amanda, isso acontece porque os gatos vêem esse acontecimento como um pedaço do seu próprio território, que de repente, se tornou inacessível para ele.

“Na natureza eles não são impedidos de circular no seu território, que por sinal é extremamente amplo (em média até 200 hectares para as fêmeas e até 1000 hectares para os machos). Então, quando nosso gato se depara com uma porta fechada vem uma ansiedade de não poder ter esse livre acesso e uma insegurança por não saber o que está acontecendo ali dentro. Quando abrimos a porta, através do cheiro do ambiente e campo visual ele percebe que nada mudou e nem sente necessidade de entrar ali”, detalha Amanda.

A publicação esclarecedora da veterinária acabou surpreendendo muita gente que, assim como eu, não imaginava o motivo por trás deste comportamento.

Confira alguns comentários deixados na publicação:

“Ou seja, todo gato é fofoqueiro.”
“É a necessidade deles de fiscalizar absolutamente tudo que fazemos.”
“Minha gatinha sempre quer ver o que tem dentro do box do banheiro, mia até eu abrir.”

Bem, então está explicado o motivo desse comportamento. Quem poderia imaginar que tal atitude teria uma explicação tão fundamentada e que se trata basicamente de uma necessidade biológica?

Muito bacana a explicação da Amanda, né? Clique aqui e siga ela para ficar por dentro de todos os conteúdos voltados ao comportamento dos animais.

Os animais são incríveis! Estão sempre nos surpreendendo, e nos ensinando, é claro. Quem aí já lidou com esse hábito? Conta para a gente nos comentários!

Confira ainda:

Veja também este vídeo:

10 SUPER AMIZADES IMPROVÁVEIS DO MUNDO ANIMAL