Psiquiatra animal dá dicas de como fazer cães pararem de comer 'cacas' da rua

Por
em Comportamento

Larissa Rüncos é psiquiatra animal, uma profissional que ajuda os tutores de cães e gatos a entender melhor como o animalzinho de estimação funciona.

Em sua conta na rede social Instagram, a @larissaaruncos, a profissional divulga seu conhecimento para os donos de pets sentirem maior segurança na hora de cuidar de seu animalzinho.Em um vídeo publicado em julho deste ano, a profissional tirou dúvidas de uma seguidora, sobre como lidar com a cachorrinha que come ‘tudo que vê pela frente’ quando vai passear. E em pouco mais de dois minutos, Larissa responde à questão.

Segundo Larissa, os fatores que fazem com que um cachorro queira comer o que vê pela frente, podem ser dois:

Ser filhote e estar recebendo pouco enriquecimento alimentar e ambiental dentro de casa. Por ser um filhote, o cachorro ainda não sabe a diferença entre o que pode comer e o que não pode, e usa seus dois sentidos: olfato e paladar para aprender e descobrir melhor sobre o mundo ao seu redor.

A profissional ainda explica que é papel do tutor do animal monitorar o cãozinho, para que ele não coma o que não deve e também não se machuque com algo que encontrar pelo chão, como um pedaço de osso ou mesmo lixo, como plásticos, ou algum item perfurante, como pregos.

É como se o cão filhote fosse um bebê humano, que precisa dos cuidados do pai e da mãe para aprender o que deve ou não fazer e comer.

Enquanto o bebê não sabe distinguir isso, é papel dos pais auxiliar ele, o mesmo acontece com cachorros filhotes, que exploram o mundo - principalmente quando vivem diariamente em ambientes muito fechados - quando são pequenos.

A psiquiatra veterinária explica no vídeo que impedir que o filhote conheça determinado sabor ou cheiro pode acabar piorando a situação, pois funciona como um efeito rebote.

A segunda possibilidade apontada por Larissa é o cão adulto ter ansiedade ou TOC, sendo que para um cachorro adulto não é normal querer comer tudo que vê pela frente.

Para detectar se há ou não algum problema, é necessário que haja uma avaliação do estado mental do cachorro, para diagnosticar a doença e então poder tratar o problema.

Em seu Instagram, Larissa produz diversos conteúdos voltados aos pais de pets, como uma publicação em que fala sobre como os animais de estimação lidam com o luto. O exemplo citado por ela é de quando um animal, seja gato ou cão, perde uma pessoa próxima a ele - não necessariamente por morte, mas por outro motivo como ir morar em outro local, ou passar tempo demais em alguma viagem - esse luto gerado faz com que ele se sinta desmotivado em fazer coisas que antes eram naturais para ele.

Veja também este vídeo:

10 SUPER AMIZADES IMPROVÁVEIS DO MUNDO ANIMAL

Redatora.