Moradores se revoltam após uma gralha chamada Derek aterrorizar crianças

Por
em Notícias

Os animais, na maior parte dos casos, são muito amados pela população, mas, em outros casos, como nesse, uma determinada espécie tem causado dor de cabeça para alguns moradores de Rossington, no Reino Unido.

Uma ave da espécie gralha tem dado o que falar na comunidade por estar, segundo muitos relatos, bombardeando crianças e atacando moradores. O pássaro, que já até ganhou um nome, Derek, faz isso em busca de comida.

A presença do animal, embora já seja conhecida pela comunidade, tem deixado algumas mães furiosas por possíveis ataques que teria causado em seus filhos.

Uma mulher usou o Facebook para manifestar a sua indignação com a ave.

Ela escreveu:

“Isso acontece quando as crianças não podem nem mesmo entrar em seu próprio jardim sem ficarem petrificadas por causa daquele maldito pássaro 'Derek' que tentou atacá-las. (...) Se você quiser tentar domesticar um pássaro assim, mantenha-o em casa, porque se machucar meus filhos, haverá um inferno a pagar e não me importo com quem se ofende. A coisa é uma ameaça, atacar crianças no recreio da escola, na rua, no seu próprio jardim. Se fosse qualquer outro animal, teria sido colocado para dormir após o primeiro ataque a uma criança.”

O relato foi reforçado por outra moradora.

“Esta coisa horrível que estava atacando um menino há algumas semanas em frente aos banhos? Eu tive que parar meu carro no meio da estrada para ajudá-lo.”

Em contrapartida, outros moradores fizeram questão de defender Derek, afirmando que ele é mais inofensivo do que as pessoas estão o acusando. Algumas famílias afirmam que ele é amado pelas crianças e que elas até mesmo o alimentam com lanches e refeições quando ele se aproxima.

“Ele pousou em cima do meu filho há alguns anos, quando ele estava caminhando para o ponto de ônibus. Acho que ele só queria pegar carona”, disse uma mãe.

Outra mãe acrescentou:

“Minha filha me disse algumas vezes que Derek fez todas as crianças entrarem na hora do recreio na escola. Ela disse que a maioria das crianças o ama.”
“Pobre Derek. Eu conheço o pássaro, por favor, deixe-o em paz. Não significa nenhum dano”, comentou um terceiro morador.

Quem está certo ou não nessa história nós não sabemos, mas que o Derek tem dividido opiniões, isso nós temos certeza.

Para tentar entender melhor essa situação e o porquê a gralha tem levado a comunidade local à loucura, literalmente, vamos entender melhor o comportamento dessa espécie.

Gralhas

De acordo com Kevin McGowan, perito em gralhas do Laboratório de Ornitologia de Cornell, em Ithaca, Nova Iorque, as aves de maneira geral são animais extremamente espertos e as gralhas se destacam como uma das mais inteligentes do planeta.

Segundo o National Geographic, apesar dos cérebros minúsculos, as aves possuem capacidade cognitiva até maior que os mamíferos. Ainda, há estudos que comprovam que as gralhas constroem ferramentas, enquanto corvos resolvem quebra-cabeças e os papagaios desenvolvem um vocabulário diversificado.

Um comportamento das gralhas que se destaca, é que elas possuem uma memória impecável no que diz respeito ao rosto humano, sendo capazes de se lembrar se aquela pessoa em particular representa uma ameaça.

Isso também quer dizer que elas estão mais à vontade com humanos com os quais já tiveram contato ou interação em algum momento, segundo um estudo publicado em 2015 na revista Behavioral Ecology and Sociobiology.Esse comportamento pôde ser testemunhado pelo próprio especialista, que diz que o tratamento delas com ele mudou com o passar do tempo.

“Elas conhecem o meu carro, a forma como ando, elas identificam-me a 16 quilómetros de distância a partir do ponto onde me encontraram pela última vez. Elas são, absolutamente, fantásticas”, diz McGowan.

Ou seja, agora, fica mais fácil entender porque o Derek age de maneira distinta com a comunidade de Rossington, né? De qualquer forma, esperamos que tudo fique bem e que a ave e a vizinhança local consigam viver em perfeita harmonia.

Assista também:

O caso do cão LADRÃO DE PELÚCIA e mais notícias no Jornalzinho Amo Meu Pet, o petjornal com memes