Homem faz registro de cobra camuflada e desafia internautas a encontrá-la em foto

Por
em Mundo Animal

Já pensou estar caminhando e, de repente, se deparar com uma cobra? Bom você teria a chance de parar e retroceder. Agora, se ela está camuflada? A sorte será perceber o perigo instintivamente, caso contrário, cairá no bote.

O fotógrafo Jeremy Ginn, da região de Lowcountry, na Carolina do Sul, Estados Unidos, viveu a segunda situação. Ainda bem que avistou e conseguiu evitar pisar nela, e mais, fotografou, e postou o registro em grupo do Facebook desafiando os internautas a encontrá-la.

A foto foi compartilhada no dia 19 de outubro. "Esta é bem fácil para muitos de vocês, mas mostra como as cobras podem se camuflar bem. Se você não estivesse prestando atenção ativamente, poderia facilmente passar por ela".

Em entrevista ao Newsweek, Jeremy disse: "Como você pode ver na foto, as cabeças de cobre estão bem camufladas na serapilheira. Como medida defensiva, essa espécie tende a congelar no lugar, contando com essa camuflagem para não ser vista".

A espécie que o americano fotogravou é venenosa. De acordo com o National Zoo and Conservation Biology Institute do Smithsonian, são a causa de muitas picadas de cobra a cada ano, mas as picadas raramente são fatais. E geralmente a mordida acontece quando são pisadas ou tocadas.

"Normalmente ocorrem quando alguém acidentalmente toca ou pisa em uma cobra que está bem camuflada em seus arredores. Quando tocada, a cabeça de cobre pode atacar rapidamente ou permanecer quieta e tentar deslizar para longe", disse o instituto.

Que bom que Jeremy percebeu o animal, antes que ela se sentisse ameaçada e o atacasse! O fotógrafo a encontrou em seu habitat, em meio as folhas e galhos caídos em uma área pantanosa do condado de Hampton.

Ele explorava o local porque é fascinado por cobra desde novo. E apesar de não ter a qualificação formal em herpetologia, o ramo da zoologia que estuda répteis e anfíbios, ele sempre compartilha seu conhecimento em grupos do Facebook relacionados ao assunto.

"Ver cobras, especialmente em ambientes como esta foto, pode ser difícil para uma pessoa normal e até mesmo para os experientes às vezes". E acrescentou: “Como as cabeças de cobre têm um padrão distinto e são as cobras venenosas mais comuns nesta área, normalmente sou capaz de discernir o padrão de tanta repetição".

O homem afirma que tenta não lidar com nenhuma cobra "a menos que seja absolutamente necessário", mas já foi mordido no passado. Ainda bem que dessa vez ele não foi picado.

Bom, mas vamos ao que interessa! Você consegue enxergar a cobra escondida nessa imagem? Precisa prestar muita atenção, ela está bem camuflada.

Achou? Não? Darei uma dica: ela pode ser vista deslizando sob um dos galhos perto do centro da imagem, com a cauda curvada para a esquerda. Agora ficou fácil, né?

Mas se ainda assim não conseguiu, vou te dar uma ajuda. Confira o resultado abaixo.

E aí? Foi fácil? Confesso que demorei para encontrá-la. E se tem um animal que desejo encontrar só em foto é esse, e você?

Assista também este vídeo:

O que esse papagaio tanto escondia nesse tronco?