Cachorra golden retriever salva o dia com pequena atitude; vídeo

Acostumada servir comunidade local, Koda surpreendeu seu tutor ao ajudá-lo sair de uma enrascada

Por
em Cães

Koda é uma cachorra da raça golden retriever que está acostumada à ajudar diariamente a comunidade local de Georgetown. Ao lado de seu tutor, Jonathan Gilliam ela auxilia como cão policial no engajamento comunitário e terapia do Corpo de Bombeiros. Nos últimos dias, ela se deparou com uma situação inusitada e precisou salvar o dia, conforme informou o portal de notícios The Dodo.

Aos cinco anos, a golden retriever é acostumada ter diversas tarefas enquanto está de plantão com Jonathan. Nesses dias, ela o ajuda educar crianças e adultos sobre segurança contra incêndios, além de dar uma ‘pata’ como cão terapeuta.

Mas, recentemente, Koda se deparou com uma emergência envolvendo seu tutor. Jonathan tinha ficado trancado para fora do corpo de bombeiros e ela era a única por perto para ajudar. Toda cena foi gravada pela câmera de segurança do local.

“Na hora, pensei que era apenas o meu cartão-chave que não estava funcionando”, disse Jonathan.

Conforme explicou, ele precisou sair rapidamente do local, entretanto a porta de segurança do prédio se fechou atrás dele. Apesar de ter seu cartão-chave em mãos, no momento que Jonathan tentou abrir novamente a porta, simplesmente não funcionou.

“Meu pensamento inicial foi: 'Como vou voltar?'”, contou Gilliam.

Ele rapidamente ligou para o centro de despacho 911 localizado dentro do prédio na esperança de que alguém viesse em seu auxílio. Enquanto esperava por ajuda, ele olhou para dentro da porta e viu Koda olhando de volta.

“Pensei comigo mesmo: 'Será que Koda poderia abri-lo'”, disse.

O tutor bateu na porta de vidro, o que animou Koda e como se sempre tivesse feito isso, ela feliz respondeu pulando na porta e pressionando a barra para destrancá-la.

“Essa foi a primeira vez que ela abriu uma porta ou até tentou”, explicou.

Uma vez lá dentro, Gilliam percebeu que o sistema de entrada sem chave do prédio estava desativado. Se alguém da equipe de despacho do 911 tivesse ido ajudá-lo, eles também teriam sido bloqueados.

O salto pequeno, mas poderoso, de Koda salvou Gilliam e o resto da equipe do Corpo de Bombeiros de Georgetown de uma noite de caos completo. Ela não tinha como saber o peso de suas ações, mas Koda recebeu a gratidão de seu pai com um rabo animado para comemorar, de qualquer maneira.

Assista o vídeo que mostra o momento que Koda abre a porta:

Siga Koda no Instagram, acessando esse link.

Cão herói

Recentemente, contamos a história de Hope, um cachorro da raça bloodhound. Com apenas sete meses, ele mostrou as suas excelentes habilidades como farejador ao auxiliar a equipe do corpo de bombeiros nas buscas de um idoso. O homem havia desaparecido na zona rural de Santa Rosa de Goiás, Goiás.

Relembre essa história aqui.

Redatora.