Tartaruga gigante ganha título de animal vivo mais velho do mundo; sua idade é inacreditável

Por
em Notícias

Inacreditável! O animal mais velho do mundo é uma tartaruga. Jonathan, como é chamado, nasceu em 1832 e no início do mês comemorou 190 anos, quase dois séculos de vida! Respeitem esse senhor, pois ele viveu e deve ter muito para 'contar'!

Jonathan é uma tartaruga gigante de Seychelles, uma ilhota de aproximadamente 3 km² no meio do Oceano Índico, na costa da África. O réptil nasceu numa época em que não tinha lâmpada e o carro seria inventado meio século depois.

E como alguém que viveu muita coisa nesse mundão, nada mais justo que comemorar o aniversário em grande estilo, né? Ele ganhou de seus tratadores um "bolo" feito de legumes frescos e o título de animal mais antigo conhecido no mundo. Atualmente ele vive na remota ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, onde chegou desde o final da década de 1880.

A residência de Jonathan não é nada menos que nos terrenos exuberantes da histórica mansão do governador de Santa Helena. Teeny Lucy, presidente da SPCA local, é uma de suas principais cuidadoras e junto de outros colaboradores visitam o local diariamente para levarem vegetais frescos ao idosinho.

“Jonathan é um ícone aqui”, disse Lucy ao The Dodo em 2019. “Ele é um grande senhor que já viu de tudo. Ele desembarcou em Santa Helena em 1882 já adulto; ele viu gerações de pessoas indo e vindo”.

Jonathan é o réptil mais velho da mansão onde vive, que consistem em outras três tartarugas gigantes, David, Emma e Fred; a segunda tartaruga mais velha é seu amigo, David, de 82 anos.

Devida a idade o réptil está completamente cego e perdeu o olfato, mas ainda consegue se locomover pelo pátio. Sua rotina se baseia em tomar banho de sol, comer grama e relaxar ao lado de seus amigos répteis.

"Apesar de sua idade, Jonathan ainda tem boa libido e é visto frequentemente acasalando com Emma e às vezes com Fred", disse Joe Hollins, um dos veterinários de Jonathan, ao Guinness Book of World Records. "Os animais muitas vezes não são particularmente sensíveis ao gênero."

A tartaruga é muito amada no local em que vive a ponto de ter seu rosto estampado no verso da moeda de cinco centavos da pequena ilha.

“Sendo o animal terrestre mais antigo do mundo, ele tem um status quase real aqui”, disse Lucy. “Ele é digno e interage de maneira amigável, desde que as pessoas se movam lentamente ao seu redor. Todos nós gostamos muito dele".

E não é só a população que o ama, ele também gosta muito daqueles que o cuidam. Olha... que não foram poucos zeladores que passaram por ele, foram muitos. Mas todos, desde que tragam seus lanches favoritos de repolho, pepino, cenoura e frutas da estação, são muito bem-visto por ele.

“Ele conhece minha voz e conhece a voz do veterinário e reage caminhando em nossa direção”, disse Lucy. “É tudo sobre a comida!”.

Viva Jonathan! Que ele viva muitos e muitos anos.

Assista também este vídeo:

O que esse papagaio tanto escondia nesse tronco?

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube