Instinto materno: Gata adota dois filhotes de gambá abandonados

A felina estava em fase de amamentação, logo seus hormônios lhe influenciaram a tomar tal atitude

Por
em Gatos

Uma situação bastante inusitada ocorrida no município de Vila Velha, no Espírito Santo, chamou a atenção de muitos internautas no início do ano. Isso porque, uma gatinha optou por adotar dois gambás.

Conforme esclareceu a Guarda Municipal da cidade, a gata, que estava amamentando, decidiu adotar dois gambás filhotes depois que foram abandonados pela mãe com outros seis irmãos.

Os gambás adotados pela felina foram resgatados na manhã de quarta-feira (04/01) e entregues ao Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM).

A guarda ainda detalhou que os outros seis filhotes não resistiram e acabaram morrendo.

Em entrevista ao portal de notícias G1, o professor de Biologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Marcelo Teixeira, esclareceu que o comportamento de adoção de outros filhotes entre os mamíferos não é incomum.

"Vemos isso com certa frequência, cachorro adotando gato, porco adotando cachorro, entre outros exemplos. O que difere nessa situação é que o gambá é um mamífero marsupial, ou seja, terminam o desenvolvimento no interior das bolsas das mães”, destaca.

Conforme pontua Teixeira, esse comportamento é influenciado pelos hormônios da fêmea que está em um momento de cuidar de sua cria.

Logo, algumas vezes, também acabam cuidando de outros filhotes, seja eles da mesma espécie ou não, tudo por influência hormonal.

Confira o vídeo clicando aqui.

Gambás

O gambá é um animal marsupial mamífero pertencente à família dos Didelphidae. Ou seja, possuem uma bolsa de pele, localizada na região abdominal das fêmeas, no qual os filhotes completam o seu desenvolvimento.

No Brasil, ele pode ser encontrado em vários lugares como: Amazônia, Caatinga e Cerrado brasileiro, Pantanal, campos e até nas grandes cidades, escondido entre as árvores.

Características curiosas também cercam esses animais. Pensando nisso, o site YouYes separou algumas delas, confira:

1. Existem cerca de 103 espécies de gambás, sendo elas de diferentes tamanhos. Geralmente esses animais costumam ficar menores nas áreas mais tropicais e maiores nas regiões mais temperadas.

2. Os gambás não hibernam, mas se movem mais devagar durante o inverno.

3. Pesando entre 4 e 7 kg, o Thylophorops Lorenzinii foi a maior espécie de gambá de todos os tempos.

4. Possuem pupilas grandes e redondas, adaptadas para enxergar bem no escuro. Logo, são ativos principalmente durante a noite.

5. Gambás podem consumir até 5.000 carrapatos por temporada.

6. Quando recém-nascidos possuem apenas o tamanho de uma abelha.

7. Eles têm resistência à raiva por causa de suas baixas temperaturas corporais. Também apresentam grande resistência ao veneno de cobra.

8. Gambás não são parentes de ratos ou roedores. São nômades e raramente ficam no mesmo lugar. Porém, tendem a viver em um mesmo local no inverno ou ao desmamar seus filhotes.

9. Como a maioria dos marsupiais, eles têm um sistema reprodutivo complexo.

10. Os cientistas utilizam o gambá-de-cauda-curta cinza para experimentos de laboratório.

Veja também este vídeo:

6 cachorros que já aprontaram em creches para pets

Redatora.