Homem fica intrigado com madeira presa em poste, então descobre segredo por trás dela

Por
em Mundo Animal

Trafegando em uma das estradas da pequena cidade de Ucacha, na Argentina, o jornalista local Gustavo Oscar Perusia, avistou algo que muito lhe chamou a atenção. Em um dos postes de concreto que conduzem os fios de alta tensão, havia um pedaço de madeira.

Aquilo muito lhe intrigou, afinal, qual motivo daquele pau estar preso ali? Então foi em busca de informações.

Pesquisando, descobriu que em dezembro de 2021 operadores de serviços públicos estavam trabalhando naquele trecho para substituir os postes de madeira pelos de concreto. Durante esse processo, o gerente de projeto, Gustavo Bernardi, se deparou com um deles ocupado. Ocupado?

O poste em questão estava no projeto de substituição, porém, ele era especial pois abrigava uma família de pica-paus. Só que Gustavo não levou o trabalho adiante, sem antes pensar numa solução para aquelas aves. Expulsá-las dali não era uma opção!

Matutando, teve a ideia de cortar o poste e deixar intacto a parte que abrigava os pássaros. Cuidadosamente os trabalhadores seguiram a orientação do chefe, mantendo o ninho seguro.

“Foi uma tentativa de preservar o abrigo dessas aves, sem saber se daria certo” - declarou em uma postagem no Facebook.

Satisfeito com a história, Gustavo tem um olhar terno e admirável para com aquele poste. Pois sabe que houve um esforço mútuo de pessoas do bem para proteger aquelas aves. Que hoje (mesmo mais de um ano) vem e vão, se procriam e desfrutam de um lar seguro.

“As aves coexistem lá sem problemas”, disse Perusia ao The Dodo.

Gustavo compartilhou sua descoberta no seu perfil do Facebook e finaliza dizendo: "É interessante ler a bibliografia e pesquisas sobre esta espécie; em alguns países é mencionado que ela está em perigo e alguns até falam sobre a possível extinção do pica-pau real. Interiorizar a capacidade que têm de 'perfurar os troncos das árvores com o seu bico duro e resistente' e ainda 'extrair larvas e insetos que são o seu principal sustento'".

E diz mais:

"Com esta história que aqui falamos, a da conservação dos ninhos e dos que ainda lá habitam, apelamos à contemplação, aprendizagem e acompanhamento sem causar grandes alterações no cotidiano destas aves".

O poste pode não ter seguido o seu design (e mesmo que seguisse não é a coisa mais linda de se ver), mas com certeza saber o motivo do porquê daquela madeira estar ali, o deixa lindo!

Veja também este vídeo do nosso canal:

Vira-lata caramelo é convocado após autoridades não encontrarem IDOSO PERDIDO NO DESERTO

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube