Gato raro é encontrado vivendo na montanha mais alta do mundo

Por
em Notícias

De olhos amarelos e pelo acinzentado, cientistas ficaram encantados com a descoberta que fizeram no Monte Everest, no Parque Nacional Sagarmatha, no Nepal: o gato de Pallas, uma espécie rara.

O gato foi achado através da National Geographic e da Rolex Perpetual Planet Everest Expedition de 2019, a mais abrangente expedição científica à montanha na história (até hoje). Esse pequeno gato selvagem vive na Ásia Central e sul da Sibéria.

“É fenomenal descobrir provas dessa espécie rara e notável no topo do mundo”, disse a Dra. Tracie Seimon, do Programa de Saúde Zoológica da Wildlife Conservation Society, em um artigo para a Wildlife Conservation Society.

Acredita-se que há pelo menos dois deles vivento no local, deixando os pesquisadores empolgados. Mas não é só a comunidade científica que vibra com a existência desses serzinhos, os leigos também! Isso porque eles são muito fofos e ver fotinhos deles nos enche de ternura.

“A jornada de quase quatro semanas foi extremamente gratificante não apenas para nossa equipe, mas para toda a comunidade científica. A descoberta do gato de Pallas no Everest ilumina a rica biodiversidade deste remoto ecossistema alpino e estende o alcance conhecido desta espécie para o leste do Nepal.”

Antes de ser visto no Monte Everst, o felino foi descrito primeiramente pelo naturalista Peter Simon Pallas (daí o seu nome popular) em 1776.

Esses felinos têm aproximadamente o tamanho de um gato doméstico, contudo não podem ser domesticados, pois não toleram a presença humana. Suas pernas são curtas e possuem o pelo grosso e fofo. Por terem pelos volumosos, parecem ser maiores do que realmente são, o pelo isola-is do frio.

Escaladas é algo fácil para eles (e para todos os felinos, né?), só que ao invés de árvores, eles escalam fendas rochosas e falésias. Agora faz sentido o porquê escolheram o Monte Everest como sua casa.

Seus rostos largos e orelhas grandes os fazem parecer personagens de desenhos animados, é muita fofura! Só que além de ser lindo tem outra coisa que atrai atenção: suas expressões faciais engraçadas e curiosas.

Infelizmente, a sua existência sofre risco de extinção e, por isso, alguns destes animais se encontram em zoológicos como parte de programas para conservação da espécie, mas somente lá devem interagir com os seres humanos.

Veja também este vídeo do nosso canal:

Vira-lata caramelo é convocado após autoridades não encontrarem IDOSO PERDIDO NO DESERTO

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube