Cachorrinha tem sua primeira 'aula' de uivo e esse foi o desempenho dela; vídeo

Por
em Cães

Uma cachorrinha de pelagem preta conquistou as redes sociais após ter sua primeira aula de uivo ensinada pela filha de seu tutor dentro do carro.

“O dia que tentei ensinar a cachorra do meu pai a uivar”, destaca uma legenda no vídeo.

No vídeo em questão, Bia aparece sentada no banco do passageiro enquanto a canina está no banco de trás do carro.

A mulher então começa a imitar um som de uivo e a canina, por sua vez, mexe sua cabeça de um lado para o outro tentando identificar o que se trata e logo começa a imitá-la.

“Ela já tá gigante e ainda não superei esse vídeo”, escreveu Bia na legenda.

Publicado em sua conta no TikTok (@biassaur), o vídeo acabou sendo visto por mais de 370 mil pessoas em uma semana de publicação.

Somado a isso, a postagem também recebeu cerca de 96 mil curtidas, 778 comentários e 955 compartilhamentos.

“Ela se concentrando… Que fofa”, observou Taize.
“Ela parece um ursinho, que amor”, pontua um usuário da rede.
“Fiz isso com a minha! No final ela ensinou meus outros dois cachorros que chegaram depois dela e hoje em dia acordo de madrugada com eles uivando”, contou outro.

Confira:

Por que cães uivam?

De acordo com o site Petz, o uivo canino é uma herança advinda de seus ancestrais: os lobos. Utilizado para se comunicar com a alcateia, certas espécies possuem um uivo tão potente capaz de ser ouvido a quilômetros de distância.

Acredita-se que os lobos usem o uivo para três objetivos principais. O primeiro deles é afastar os inimigos, pois ao emitir esse som estão avisando a outra matilha que aquele território já é deles, então, é melhor se manterem afastados.

O segundo deles é para localizar membros da matilha após uma caça, por exemplo. Por fim, para se comunicarem já que assim como os cães eles são animais essencialmente sociais.

Apesar de às vezes se tratar apenas de um instinto, o uivo dos cães também podem possuir significado, sendo eles:

  • Ansiedade por separação

Para alguns cães não há problema em seu tutor passar um tempo fora de casa seja por conta do trabalho ou de outro compromisso, mas para outros estar longe deles é algo terrível.

Ou seja, o uivo pode ser um sinal de que o cachorro está em sofrimento pela separação do seu tutor.

  • Fome ou sede

Assim como as crianças, cada cachorro tem um jeito diferente de informar aos tutores que precisa de alguma coisa, então alguns usam o uivo para avisar que estão sem comida e/ou água.

  • Dor

Além de apatia e da falta de apetite, uivos longos e frequentes também podem ser um sintoma de alguma dor aguda. Nesse caso é muito importante levá-lo ao veterinário.

  • Para chamar atenção do tutor

Quando o cão uiva por algum motivo e damos a ele o que quer naquele exato momento, apenas se está reforçando o comportamento de uivar.

Portanto, o indicado é esperar que ele pare de uivar e o tutor mostre outras formas de chamar sua atenção, como lamber o pote de água ou comida para oferecermos o que ele quer.

Veja também este vídeo:

6 cachorros que já aprontaram em creches para pets

Redatora.