Veja resgates emocionantes de pets encontrados sob escombros do terremoto na Turquia

Por
em Notícias

No início deste mês, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a fronteira entre a Turquia e a Síria, vitimando humanos e animais. Cada vida salva foi comemorada de forma igualitária, incluindo diferentes pets resgatados em meio ao caos, trazendo esperança.

Com o tremor, mais de 50 mil pessoas morreram entre os dois países, além de desabar ou danificar mais de 160 mil edifícios. Durante dias, equipes trabalharam arduamente para resgatar o maior número de sobreviventes sob os escombros.

Conheça alguns dos animais de estimação salvos durante as missões de resgate:

1. Gato que recebe atendimento ao lado de tutora

Após três dias do sinistro, esse gatinho foi resgatado e não se sentiu bem. Ele precisou de massagem na região do coração, além de oxigênio. Sua tutora acompanhou tudo.

Em um vídeo emocionante, ela pega o gatinho no colo, após ele se recuperar.

2. Gato nomeado "The Wreck", termo em inglês que pode ser traduzido como "destroços"

The Wreck foi encontrado após 129 horas do terremoto (um pouco mais de 5 dias), em Gaziantep, Turquia. Logo que foi salvo o gatinho se apegou a um dos bombeiros que salvou sua vida e não saiu do seu lado. Após alguns dias, o bombeiro anunciou que adotou The Wreck.

Assista o momento do seu resgate e saiba mais aqui.

3. Cachorro batizado de Miracle (Milagre)

O doguinho foi encontrado quatro dias após o terremoto, ele estava apenas com a cabeça para fora dos escombros. Logo que resgatado, Miracle foi levado às pressas ao hospital veterinário para que seus ferimentos fossem tratados.

Assista o momento que Miracle foi encontrado:

4. Golden Retriever batizado “Tuga” (Canela, em turco)

Após 200 horas do terremoto, ou seja, mais de 8 dias, Tuga (um Golden Retriever) foi encontrado sob os escombros da cidade de Antáquia, sudeste da Turquia. Seu resgate foi possível graças à ajuda de uma cadela da equipe de Portugal que procurava por sobreviventes. Conforme relato, Kejsi cheirou um brinquedo encontrado no local e latiu. Na sequência, o Golden respondeu de volta. Com muito trabalho, a equipe conseguiu abrir um buraco, encontrar e salvar o doguinho.

Assista o momento que o Golden sai dos escombros:

5. Cão e gato abraçados

Outro caso comovente é de um cão e um gato que foram encontrados quatro dias após o terremoto, na cidade de Iskenderun, na Turquia.

Os animais estavam presos sob os escombros quando equipes de resgate salvaram os animais. O resgate emocionou milhões de pessoas, após os animais se abraçarem momentos depois de serem salvos.

Assista o momento:

6. Gato chamado Cielek (Morango em Português)

Cielek foi encontrado três dias após o terremoto em Hatay, na Turquia. Sua história mostra a lealdade de seu tutor com sua vida, que após resgatado implorou para que as equipes encontrassem seu gato. A equipe seguiu as buscas e o encontrou.

Assista o momento emocionante:

7. Pamuk (Algodão em português)

Pamuk foi encontrado quatro dias após o terremoto, na cidade de Iskenderun, na Turquia. A equipe que o salvou precisou cavar e limpar uma pilha de detritos para libertá-lo. Até a última informação divulgada, o tutor do doguinho estava hospitalizado e ele ficou sob os cuidados dos vizinhos.

Assista um vídeo emocionante do seu resgate:

8. Bezerro

Não só cães e gatos foram salvos, mas também, outros animais foram resgatados. Um exemplo disso, é um bezerro que após sete dias do sinistro foi salvo em Hatay, na Turquia. O resgate precisou de sete pessoas e logo que resgatado foi entregue para sua família.

Resgate de ONG

Além dessas histórias, muitos outros pets foram salvos dos escombros de diferentes formas. Uma ONG chamada Santuário de Ernesto para Gatos, da Síria, retira cães, gatos, cabras e galinhas debaixo dos escombros.

A fundadora de Ernesto, Alessandra Abidin, disse que seu grupo era o único no noroeste da Síria focado em encontrar animais. Outros, como a Defesa Civil Síria, se concentraram em encontrar humanos nos escombros.

A equipe já resgatou mais de 35 animais para o santuário na cidade de Idlib e tratou dezenas de outros na região.

Para acompanhar as atualizações sobre o resgate da ONG, é possível acompanhar na página do Facebook, clique aqui.

Redatora.