Equipe de resgate faz raio-x em árvore e descobre animais abrigados nela

Por
em Mundo Animal

No ano passado, uma cidade no Condado de Norfolk, em Massachusetts (EUA) sofreu com uma forte tempestade e, para se abrigar, uma família de animais se escondeu em uma árvore. Contudo, eles não imaginavam que seu refúgio acabaria por se partir ao meio, devido aos ventos fortes.

Passado o mau tempo, funcionários da cidade foram as ruas para limpá-las. Foi então que se depararam com o tronco desta árvore no chão. Devido ao tamanho, precisariam cortá-la para removê-la dali, foi então que pegaram uma motosserra.

Preparados para cortá-la, eis que um dos operários escuta barulhos estranhos vindo do interior dela.

Logo, os funcionários recolheram o tronco e levaram para o santuário de animais, New England Wildlife Center. Lá, a equipe fez um raio-x no tronco e descobriram haver filhotes. Os animais? Quatro corujas.

"Foi pesado, mas com algum esforço conseguimos colocar tudo em nossa clínica, onde nossa equipe teve a brilhante ideia de fazer um raio-x de tudo para ver se conseguíamos ter uma ideia de quantas aves havia dentro", escreveu o santuário em um post do Facebook.

Rapidamente, a equipe trabalhou para tirá-los dali para então os colocarem em segurança sob os cuidados da clínica veterinária. As aves ficaram alguns dias no hospital e, ter uma a outra, foi o que as reconfortaram naquele ambiente 'estranho'.

“Elas são bebês muito tenazes, especialmente as corujas”, disse disse Zak Mertz, CEO do New England Wildlife Center, ao The Dodo. “Quando elas têm uma a outra, elas têm um nível de conforto muito maior do que quando estão sozinhas”.

A equipe sabia o quanto era importante que esses filhotes crescessem sob a supervisão de uma mamãe coruja. Por isso entraram em contato com um abrigo aviário para juntos encontrarem um lar para eles.

“A melhor coisa que podemos fazer nessas situações é não criá-los nós mesmos”, disse Mertz. “[Tivemos] que encontrar um ninho substituto ou, neste caso, alguns ninhos substitutos.”

A importância da mamãe coruja na vida dos filhotes foi explicada pelo doutor Priya Patel, em que diz que os filhotes são cuidados e alimentados até os dois meses de vida.

Os papais cuidam dos filhotes até aprenderem a voar. Por isso, o doutor pede para que quando alguém encontrar filhotes de coruja não os removam do ninho sem antes ter certeza que os pais não estão por perto.

“Se você vir uma coruja no chão, sempre aconselhamos as pessoas a recuar, 15 a 20 minutos, e ver se você vê um dos pais na área”, disse Zak. “E se você não o fizer, então a melhor coisa a fazer é chamar um reabilitador licenciado ou ligar para a agência estadual de vida selvagem ou alguém que possa ajudá-lo a pegar aquele pássaro com segurança, sem interferir no processo natural ou prejudicar você ou o animal”.

Que bom que esse quarteto encontrou pessoas dispostas a ajudá-las!

Veja também este vídeo:

8 vezes que o vira-lata caramelo foi longe demais

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube