Cão perdido caminha 241 km sobre mar congelado do Alasca e volta para casa

Por
em Notícias

Um pastor australiano de um ano chamado Nanuq estava viajando com sua família em março deste ano quando acabou se perdendo. Desolados com o desaparecimento do cão, a família retornou para casa sem ele após as buscas não trazerem nenhum resultado.

O que eles não esperavam é que duas semanas depois de Nanuq desaparecer, um desconhecido postaria uma foto dele no Facebook à procura de seus donos.

O mais impressionante é que o pastor australiano não estava em Savoogna, Alasca - na cidade em que aconteceu a viagem - mas sim na Ilha do Príncipe de Gales, 241 km do local do desaparecimento.

Acredita-se que o cão percorreu esse trajeto enquanto o mar estava congelado.

Quando chegou na ilha, nenhum morador local o reconheceu. O que levou um desconhecido a fazer uma publicação no Facebook.

Mandy Iworrigan, a tutora do cão, foi avisada da foto de Nanuq e não pensou duas vezes antes de providenciar uma passagem de avião para que o animal pudesse retornar para casa.

Quem estava mais abalada com a falta do cão era sua filha de seis anos.

"Eu não tenho ideia de porque ele acabou no País de Gales. Talvez o gelo tenha mudado enquanto ele estava caçando. Tenho certeza de que ele comeu sobras de foca ou pegou uma foca. Provavelmente pássaros também. Ele come nossos alimentos nativos. Ele é inteligente”, disse a tutora ao DailyMail.

Mandy filmou o reencontro da filha com o cão. O vídeo tem duração de 12 minutos e é muito emocionante, a criança mal podia esperar para ter seu animal de estimação de volta em casa em segurança.

Apesar de ter sobrevivido longe da família por duas semanas e recebido ajuda para retornar para casa, o animal não voltou 100% ileso. De acordo com a tutora, ele desembarcou no aeroporto com uma mordida na pata.

Não sabem dizer ao certo que animal pode tê-lo mordido. Mas há grandes chances de ser um urso polar, pois a ferida era enorme.

Após pagar o transporte do cão, os recursos da família haviam ficado limitados e não podiam levá-lo até um veterinário para examinar a mordida.

O tratamento do veterinário custava cerca de 750 dólares, quase 3.700 reais. Mas a ONG Paws of Nome soube de toda a história e ofereceu ajuda para a família.

Nanuq já está recebendo todos os medicamentos necessários para que sua pata melhore logo.

Nos últimos vídeos publicados no Facebook da tutora ele ainda aparece mancando com uma das patas traseiras, mas daqui alguns dias estará novo em folha e pronto para novas aventuras e o mais importante, sem se perder.

Você também vai gostar de assistir este vídeo:

O caso do coelho surpresa, gatos vingativos e mais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.