Como saber se meu cachorro está com verme?

Por
em Dicas

Quem deseja adotar um animal de estimação precisa ter alguns cuidados e ficar atento quanto ao controle de vacinas, anti pulgas e vermífugos. Os vermes são só uns dos vários parasitas que podem atingir os animais. Para manter a saúde do seu pet em dia é preciso dar o vermífugo conforme indicação do veterinário. Caso o seu cão venha a ter vermes e não for tratado, pode evoluir para a doença chamada verminose.

E se isso não era motivo o suficiente para você ficar atento, preste atenção: além de causarem desconfortos por conta dos sintomas, alguns tipos de verminoses são transmissíveis para os humanos.

É importante ficar atento, pois são vários tipos de verme, desde aqueles que afetam o intestino até outros que vão até o pulmão, coração e região ocular.

Então, como saber se meu cachorro está com verme? Antes de tudo é importante observar o comportamento e também as fezes, pois os vermes - alguns - são eliminados dessa forma, outros podem ficar no intestino, agravando o quadro. De acordo a Cobasi esses são os principais sintomas:

  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Perda de peso;
  • Falta de apetite;
  • Mudança na textura das fezes, inclusive os vermes podem estar visíveis;
  • Fraqueza por conta da anemia;
  • Apatia;
  • Sangue nas fezes;
  • Coceira na região íntima.

Agora que os sintomas foram identificados, quanto tempo leva para o remédio fazer efeito? A eficácia vai depender da marca, idade e peso que o pet tem. De acordo com o Dr. Felipe Gabriel médico veterinário da Petz os filhotes precisam receber a primeira dose da medicação quando completarem 15 dias de vida.

Após, é necessário ministrar doses quinzenais ou mensais até os seis meses. Os prazos podem variar, tudo vai depender da indicação de um especialista em saúde animal.

Já para os cães adultos é preciso avaliar o contexto em que o animal está inserido. Quando o cachorro é mais mais extrovertido, ou seja, tem contato com ambientes externos, é acostumado a frequentar parques e brincar com outros animais é recomendado realizar a vermifugação a cada três ou quatro meses.

Os pets mais introvertidos ou "anti sociais", que preferem o conforto de casa e não são de fazer amizades novas ou não tem contato com outros animais, vivem em áreas mais afastadas, administrar o vermífugo a cada seis meses já é o suficiente para garantir a segurança do seu cão.

Ficar atento aos sintomas, comportamentos e prazos para o reforço do vermífugo já é o bastante e faz de você um(a) bom tutor(a). Mas é importante lembrar que mesmo que seu pet não apresente sintomas da doença, é preciso levá-lo a uma clínica veterinária ao menos uma vez por ano, para fazer um check-up.

Dessa forma, você assegura que ele está sempre saudável, feliz e, principalmente, livre de vermes e outros parasitas que podem acometer a saúde dos animais de estimação.

Lembre-se que seu filho de quatro patas merece amor, carinho e proteção. Assim, realize o protocolo de vermifugação e vacinação de forma correta, sempre consultando um veterinário de sua confiança.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.