Chihuahua faz sucesso trabalhando em hospital como cão terapeuta; vídeo

Frederico Alfredo usa jaleco e ajuda na recuperação de pacientes.

Por
em Aqueça o coração

No dia 20 de abril, a internauta Juliana Almeida compartilhou um vídeo no Tik Tok sobre sua recuperação em um hospital. O fato curioso foi quem estava ajudando-a. Frederico Alfredo é um chihuahua que trabalha no Hospital Santa Rita como cão terapia e ajuda pacientes internados. O projeto ocorre na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Frederico tem como tutores Jamili e Daniel, o cãozinho foi convidado a trabalhar junto com um spitz alemão chamado Logan, que foi o pioneiro do projeto junto com sua tutora Clara Souza que atua como assistente social.

Após concluir todo o esquema vacinal, Frederico passou a acompanhar Logan nas visitas nos hospitais.

De acordo com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), responsável pelo projeto, Logan passa por procedimentos minuciosos para poder realizar o trabalho.

“Logan possui crachá de identificação e transita sempre no colo. As visitas do Logan tiveram início no ano de 2022 como ‘Projeto Piloto’, e em 2023, tornaram-se oficiais. A cada visita o voluntário cão terapeuta Logan conquista mais pacientes e colaboradores, distribuindo muita fofura e carinho. A equipe responsável pelo Projeto esclarece que Logan é vacinado, realiza consulta veterinária periódica e é frequentador assíduo de Pet Shop, onde passa por criteriosa higienização. Os pacientes visitados por ele possuem total condições clínicas para recebê-lo e autorizam as visitas, realizadas quinzenalmente”, diz o site da AFECC.

Assim como o spitz, o chihuahua também possui crachá de identificação e ambos usam jaleco, sempre uniformizados e se portam de acordo com o local de trabalho.

Frederico tem um ano de idade e iniciou o serviço há duas semanas, em pouco tempo já ajudou muitos pacientes como Juliana Almeida. Muitas vezes o serviço dos cães é distrair quem está sozinho no hospital e longe de familiares e de seus próprios animais de estimação.

De acordo com as informações obtidas no Instagram @pets.cativantes, a cãoterapia, também chamada de Intervenção Assistida por Animais (IAA), funciona como tratamento de pacientes com doenças graves, comportamentais, transtornos ou simplesmente pessoas que precisam de um cuidado e carinho a mais – como no caso dos idosos.

Casos como autismo, transtornos alimentares e cognitivos comportamentais (dependências químicas, hiperatividade), idosos em casas de repouso ou crianças em tratamento são indicadas para utilizar os bichinhos como momento de diversão, distração e, ainda por cima, melhora na saúde. Os dois cães possuem um perfil no Instagram para divulgar o trabalho de cão terapia. Frederico Alfredo conta com cerca de 4.100 seguidores, enquanto Logan tem 4.200.

O vídeo de Juliana obteve 335 mil visualizações, 94 mil curtidas e mais de 880 comentários.

“Infelizmente vou ter que me internar”, brincou Barbara.
“Meu Deus eu to apaixonada no Frederico”, disse Babi.
“Se eu fosse atendida por esse profissional da sAÚde eu tinha alta no dia mesmo”, comentou Ana Clara.

Confesso que também fiquei com vontade de ser atendida pelos doutores Frederico e Logan. Veja abaixo o vídeo:

Assista também:

O caso do gato que se 'converteu', o cachorro dublê de bebês e mais histórias de pets no Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.