Filhote de tigre salva de gaiola fica em êxtase ao poder correr livremente

Por
em Proteção Animal

Este ano o Centro de Conservação da Vida Selvagem do Sudoeste, no Arizona, teve que se adaptar à chegada de um animal incomum para aqueles que estão acostumados a abrigar. No centro vivem inúmeros animais como dardos, lobos e coiotes, que chamam o deserto de Sonora de lar. Então, quando os membros da equipe receberam uma ligação de que um filhote de tigre de bengala, um animal que normalmente vive em florestas e pântanos, estava indo para suas instalações, eles ficaram surpresos e apreensivos sobre como lidar com a nova situação.

"Obter um tigre é altamente incomum. E a história sobre como a conseguimos também é incomum”, disse Jamie Haas Oliver, gerente de marketing e desenvolvimento do Southwest Wildlife Conservation Center, ao site The Dodo.

O animal foi localizado pela polícia de Phoenix após uma publicação no Marketplace do Facebook oferecer a fêmea por 25 mil dólares (cerca de R$ 124.626). Quando as autoridades chegaram ao local em que a fêmea estava, não acreditaram na situação que ela vinha vivendo e como estava sendo mantida. De acordo com a Fox 10, a filhote estava escondida dentro de um armário e trancada dentro de uma gaiola do tamanho de um canil.

A filhote de tigre foi encontrada próximo de outros animais também mantidos em cativeiro para possível venda, como jacaré e tartarugas. Veterinários que acompanharam o resgate ficaram emocionados e aliviados ao descobrir que ela pesava 23kg (peso apropriado para sua idade) e não sofria de nenhuma doença ou outras condições. O espanto é devido ao tamanho do ambiente, mesmo sendo um filhote, o tigre tem uma estatura muito maior do que cães e o espaço limitava muito seus movimentos. Independente da situação de maus tratos e obviamente de contrabando, o local estava insalubre.

Como o tigre foi encontrado nessa situação, ele é considerado prova em um processo legal em andamento envolvendo o estado do Arizona. As autoridades determinaram que o filhote tinha que viver dentro das fronteiras enquanto a investigação é realizada. O Southwest Wildlife Conservation Center, que mantém um relacionamento positivo com o Departamento de Caça e Pesca do Arizona e o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, foi considerado o melhor local para o animal ser mantido temporariamente.

Logo após o resgate, a fêmea, que ainda não recebeu um nome, foi transferida para um local muito maior e com capacidade de oferecer o melhor tratamento depois de ficar trancada. Desde que chegou ao Centro de Conservação em janeiro deste ano, demonstrou uma mudança de comportamento, se mostrando muito mais disposta e feliz tendo engordado cerca de 10kg por semana.

"Ela costuma praticar esportes aquáticos. Ela gosta de se sentar em suas pequenas banheiras de água que temos lá fora para ela [e] bolas de morcego ao redor como seu gato doméstico faria, embora ela absolutamente não seja uma gata doméstica”, acrescentou Oliver.

Não se sabe por quanto tempo a filhote irá permanecer no Estado. Mas a equipe está gostando de cuidar dela e de beneficiar esses momentos de alegria. Uma vez que a investigação seja concluída e a fêmea possa ser libertada, mudará para um santuário em um local ainda mais adequado para que ela prospere. Por enquanto, está em fase de crescimento aproveitando ao máximo seu tempo no deserto e praticando muitos esportes aquáticos ao longo do caminho.

Assista também:

O caso do gato que se 'converteu', o cachorro dublê de bebês e mais histórias de pets no Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.