Revelado! Descubra os nomes mais populares de gatos e gatas nos Estados Unidos

Por
em Gatos

Um estudo realizado em 2019 pelo jornal científico Scientific Reports descobriu o que aguçava a curiosidade de muitos moradores dos Estados Unidos e também pessoas de outros países: o nome de gato mais popular no país.

Inicialmente, os pesquisadores focaram em descobrir se o felino identifica seu próprio nome ou respondem quando o tutor chama por apelidos diferentes.

No total, 78 gatos participaram de um experimento no qual os pesquisadores disseram repetidamente quatro palavras que soavam semelhantes aos nomes do felino até que eles se acostumaram a ouvi-las e pararam de responder.

Feito isso, para solucionar o quebra-cabeça, os donos de cada gato disseram seu nome verdadeiro com os pesquisadores avaliando se os felinos individuais eram capazes de distinguir como haviam sido batizados.

Chegaram a conclusão que os gatos tinham uma resposta mais pronunciada ao ouvir seu próprio nome, com reações variando de miar a mover suas orelhas, cabeças ou caudas.

E por fim, outro teste contou com a colaboração de estranhos para dizer os nomes dos 78 gatos. Embora as respostas não tenham sido tão fortes como quando os tutores chamavam, os felinos testados ainda pareciam reconhecer quando estavam sendo chamados.

Com a satisfação da primeira pesquisa surgiu uma nova. A plataforma TrustedHousesitters conduziu uma investigação para analisar os nomes de animais de estimação mais populares dos Estados Unidos em 2023.

Luna foi o nome de gato (fêmea) mais popular em nível nacional nos EUA.Os cinco nomes mais populares de gatas são:

  • Luna
  • Lucy
  • Bella
  • Sophie
  • Stella.

A equipe responsável pela pesquisa criou um gráfico com cada estado do país para ilustrar o nome mais utilizado para batizar os felinos. Os cinco nomes de gato mais populares, por sua vez, foram identificados como

  • Charlie
  • Leo
  • Max
  • Milo
  • Jack

Veja a imagem abaixo:

Outro fato curioso, é que tutores de cerca de 13% dos gatos retiram os nomes de um item de comida ou bebida. A Califórnia, especificamente, teve o maior número de gatos com nomes de comida, com picles, feijão, amendoim, taco, sushi e abóbora sendo escolhas populares na lista dos 100 principais nomes. Há até vários gatos chamados Pop-Tart, Ramen e Parmesão no estado.

Mesmo acostumada com os inúmeros nomes que tutores costumam dar aos seus felinos, a chefe da plataforma TrustedHousesitters, Angela Laws, comentou:

“Enquanto trabalho com animais de estimação e donos de animais de estimação em todo o país há mais de 14 anos, sempre fui exposta aos nomes populares em ascensão. Mas tem sido ainda mais emocionante ver o que nossos dados têm a dizer sobre os nomes de animais de estimação de 2023 neste estudo. Uma das descobertas mais interessantes é como as tendências de nomes de animais de estimação variam não apenas em nível estadual, mas em nível de cidade, com tendências representando de forma única a cultura e as características famosas de cada cidade”.

Já a Universidade de Kyoto, no Japão, foi além do reconhecimento do próprio nome. De acordo uma pesquisa da instituição de ensino, os gatos entendem os nomes dos felinos de seu convívio, e também são capazes de entender – mas não tão bem – o nome dos humanos da casa. Um dos motivos que podem explicar o porquê o gato lembrar dos nomes é relacionado a concorrência.

Muito legal, não é? Conta pra gente o nome do seu gatinho de estimação!

Veja também:

Ela cuidou de um filhote por 2 meses achando ser um cachorro, MAS NÃO ERA!

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.