Durante caminhada, homem encontra pequeno animal felpudo perdido de sua mãe

Por
em Mundo Animal

Aproveitando a trégua da chuva em Washington, nos Estados Unidos, um homem chamado Jonathan Evison decidiu fazer uma caminhada no sopé das Montanhas Olímpicas, localizada a oeste da cidade. Até que algo interrompeu seu passeio.

Acontece que, logo à frente, na lama perto do tronco de uma árvore, ele avistou um animal felpudo sentado. Em choque, parou.

Temeroso, mas intrigado, Jonathan deu mais alguns passos à frente para tentar identificar que serzinho era aquele. Foi então que descobriu que se tratava de um filhote de urso. O pobrezinho tinha se perdido de sua mãe.

Jonathan mora próximo às montanhas e, por viver tão pertinho da natureza, ama fazer caminhadas na região. Por isso, já se deparou com muitos ursos, mas nunca com um filhote sozinho. Aquilo o deixou intrigado.

Intervir não era uma opção, pois a mãe provavelmente estaria por perto. Então, o americano tomou a decisão de seguir seu caminho, torcendo para que tudo ficasse bem com o filhote.

Na manhã seguinte, Jonathan partiu para sua caminhada habitual e refez o trajeto que havia percorrido no dia anterior para verificar se o filhote ainda estaria lá.

Para sua alegria, o pequenino não estava mais presente, indicando que sua mãe provavelmente havia retornado para buscá-lo.

Feliz com a notícia, o rapaz continuou sua jornada. No entanto, após percorrer uma boa distância do local onde havia encontrado o filhote no dia anterior, ele ouviu alguns gemidos, como se fossem gritos de socorro. Intrigado, caminhou em direção ao som.

Foi nesse momento que seu coração se partiu ao avistar o filhote em apuros. Ele estava sozinho e preso sob um galho de árvore caído.

Desta vez, seria impossível seguir adiante! Jonathan interrompeu seu passeio para remover o galho e ajudar o pobrezinho a sair dali. Sua atitude fez o homem ganhar um amiguinho, pois, livre e podendo ir para onde quisesse, o filhote decidiu segui-lo.

“Depois que o libertei, ele basicamente se agarrou a mim, então caminhei um quilômetro de volta para a cabana com o filhote bem nos meus calcanhares ou agarrado ao meu tornozelo”, disse Jonathan ao The Dodo.

A ajuda não parou por aí! O americano ligou para o Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Washington, solicitando a assistência de profissionais especializados.

Os funcionários pediram a Jonathan que o levasse até o departamento, e assim ele fez.

Protegido no santuário de animais, o pequeno passou por uma bateria de exames e recebeu água e comida. Após foi transferido para outro santuário de animais o PAWS Animal Welfare Society.

Ali ele viverá por um ano ou mais até que seja decidido o seu futuro. Mas uma coisa é certa, ele está seguro!

Jonathan agiu corretamente em relação ao filhote de urso! Segundo o portal de notícias do governo de Alberta, uma das províncias do Canadá conhecida pela presença de ursos, existem diretrizes específicas a serem seguidas:

Se você encontrar um animal jovem que pareça estar sem a mãe, é melhor não aportuná-lo. As mães costumam deixar seus filhotes por períodos de tempo em busca de comida ou para encontrar um ambiente seguro. Esses animais jovens geralmente não estão em perigo imediato, e suas mães podem estar por perto, mesmo que você não as veja.

Ao se aproximar de um filhote de urso e caso a mãe esteja por perto, ela pode se tornar agressiva em defesa de seu filhote.

Se você suspeitar que um filhote de urso encontrado está órfão, é recomendado entrar em contato com o escritório local de pesca e vida selvagem e permitir que eles avaliem a situação antes de agir.

Veja também:

Ela cuidou de um filhote por 2 meses achando ser um cachorro, MAS NÃO ERA!

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube