Tutora mostra técnica positiva 'infalível' para ensinar cachorro a não latir quando batem na porta

Por
em Cães

Parece natural ouvir os cães latindo quando a campainha toca ou alguém bate na porta de casa. Mas, você já imaginou isso parar de acontecer? Talvez seja possível graças a técnica ensinada por uma amorosa tutora de um cockapoos caramelo.

Em um vídeo viral compartilhado no perfil do TikTok @cockapoos, a tutora mostra como ensinar que seu cão pare de latir sempre que ouvir sons vindos da porta. Conforme o vídeo, o primeiro passo é acostumá-los com o barulho.

A cada vez que o cão mostrar que irá latir, é preciso dizer não, mostrando que você não gosta dessa atitude.

“Recompense quando ele parar de latir por um segundo. O tempo é importante para construir essa aprendizagem. Faça isso frequentemente, isso leva tempo e esforço”, explica a tutora no vídeo.

Segundo ela, esses passos irão ajudar que o cão ignore os sons e não lata a cada vez que porta bater. “Tenha sempre um mimo por perto”, ressaltou ela.

Em outro vídeo compartilhado pela tutora, intitulado parte 2, ela dá uma dica essencial para reforçar a aprendizagem.

“Grave o som e coloque um alto-falante conectado perto da porta. Agora pratique da mesma forma. Grave sons diferentes da batida da campainha”, destaca.

A dona do perfil @cockapoos compartilhou a parte 3 da técnica e citou novas dicas para conseguir que seu cão pare definitivamente de latir.

“Pratique ir para a cama usando batidas. Coloque um colchonete/cama onde você quer que eles fiquem... toque/bata no momento em que eles se sentam/deitam pratique com recompensa de porta aberta. Depois, pratique com a porta fechada”, explicou.

Veja na prática como ela ensina seu cão:

Acha que vai funcionar por aí? Conte para gente nos comentários!

Raças silenciosas

Apesar de ser possível treinar um cão para latir menos, alguns simplesmente herdaram a habilidade de caça e, consequentemente, de latir para avisar o caçador de sua presa. Caso você não esteja disposto a ensinar, uma ótima alternativa é antes de adotar um filhote, é preciso conhecer melhor sua personalidade ou características da raça.

Além disso, o latido é uma importante forma de comunicação dos cães, por isso, algumas vezes o excesso de latidos pode ser um alerta que há algo de errado.

Entre as raças mais silenciosas, os border collie são um ótimo exemplo disso. Inteligentes e atléticos, eles costumam ficar quietos até que tenham algo importante a "dizer". Esta raça gentil pode ser uma excelente companhia para muitos tipos de lares.

Ficou curioso para conhecer outras raças silenciosas? Clique aqui e confira uma lista completa!

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.