Gata idosa com demência trata chinelos como se fosse seus filhotes; vídeo

Por
em Gatos

No dia 4 de abril, o usuário de Tik Tok com o user de @claragbelle, compartilhou um vídeo muito triste e fofo ao mesmo tempo. O vídeo mostra a rotina de uma gata adulta com demência. A felina aparece carregando um chinelo peluciado da mesma forma que as mamães felinas costumam carregar seus filhotes.

De acordo com a autora do perfil, a gatinha acredita que o chinelo velho é um de seus filhotes, os quais ela teve em 2006. "Doce gata com demência, ela sempre leva os chinelos ao mesmo lugar que alimentou seus filhotes em 2006".

É possível ver a felina andando lentamente em direção a outro cômodo da casa, que parece ser a cozinha, antes de largar o chinelo.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o Alzheimer é o tipo mais comum de demência. Embora a demência afete principalmente adultos mais velhos, ela não faz parte do envelhecimento normal.

Qualquer tipo de demência é uma condição que também pode ser contraída por animais como cães, geralmente em idade mais avançada.

Ainda de acordo com o órgão de saúde, a demência não é uma doença específica, mas um termo geral para a capacidade prejudicada de lembrar, pensar ou tomar decisões.

Essa capacidade prejudicada interfere em atividades cotidianas do indivíduo acometido por ela.

Até o momento, o vídeo obteve mais de 340 mil visualizações, 59 mil curtidas e 315 comentários.

“É tão incrível como o cérebro funciona, que ela pode se lembrar de coisas assim. Aposto que é porque ela gostava muito de ser mãe”, disse uma internauta.
“Pessoas idosas com demência muitas vezes se lembram de seus filhos como bebês ou crianças pequenas. Eles querem sair da casa de repouso para cuidar deles”, disse uma pessoa da área da saúde.
“Você deve comprar gatinhos de pelúcia para ela”, sugeriu uma terceira.

Além de levar o chinelo até o local em que costumava alimentar seus filhotes, existem vídeos no perfil da tutora que mostram que a mamãe gata também os “esconde” e carrega o chinelo para dormir durante a noite.

Não há informações do porquê a felina e seus filhotes foram separados, ou se todos foram encaminhados para adoção.

Mas não há dúvidas de que o tempo em que permaneceu com eles marcou sua vida e será uma lembrança que a gata irá carregar até o último dia.

A convivência dos filhotes com a mãe pode ser muito benéfica para o desenvolvimento do animal. É preciso respeitar o período mínimo de 60 dias para que o gatinho, que mal consegue andar, tenha tempo suficiente para “curtir” a infância e reunir condições para uma vida mais saudável.

5 motivos para NÃO separar um filhote da mãe e da ninhada muito cedo:

  • O gato fica mais saudável;
  • O convívio com os irmãos ajuda na socialização com outros animais;
  • A mãe sofre com a separação;
  • No tempo certo a própria mãe incentiva a independência do gato.

De modo geral, um gato filhote pode ser doado quando já tem pelo menos uma dose de vacina, já está se alimentando totalmente com ração (específica para filhotes), está sendo “rejeitado” pela mãe e está bem habituado com situações diversas como barulhos, pessoas diferentes e, se possível, até com outros animais. Evite separações precoces e traumáticas. Confira o vídeo abaixo:

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.