Tutora gasta 30 mil dólares para tratar asma de gato e afirma não se arrepender

"Passei muitas noites sem dormir me preocupando com meu filhinho"

Por
em Gatos

Kelly Boyle, de 35 anos, moradora da Escócia teve que abrir mão de uma boa quantia de dinheiro para dar qualidade de vida ao seu gato Rascal. Apesar do alto custo para salvar a vida de seu gato, Boyle afirma que não tem nenhum arrependimento.

A tutora notou que o felino havia desenvolvido uma leve rouquidão e assumiu que seria apenas uma bola de pelos alojada em sua garganta, mas o quadro não melhorou, muito pelo contrário: foi se agravando cada vez mais.

Em uma consulta ao veterinário, Kelly descobriu que seu gato estava com um quadro agressivo de asma e que precisava agir imediatamente para salvá-lo.

"Fiquei muito chocada e me perguntei o que eu ia fazer, como eu ia administrar e, o mais importante, a expectativa de vida dele. Eu não conseguia parar de entrar em pânico e passei muitas noites sem dormir me preocupando com meu filhinho”, contou a tutora ao NeedToKnow.co.uk.

O médico veterinário providenciou alguns exames como raio-x e de sangue que confirmaram seu diagnóstico de asma, uma condição debilitante que afeta apenas 5% dos gatos em todo o mundo, de acordo com a Universidade Cornell.

O tratamento de asma do gato

A asma felina é tratada com inaladores – assim como os seres humanos. Quando tudo aconteceu, em 2018, Rascal já tinha 9 anos, uma idade já avançada para felinos.

E por conta de tudo isso, o orçamento para cuidar dele não foi muito barato. Ao todo, Kelly gastou US$ 30 mil dólares. Atualmente esse valor é equivalente a 148.989,09 reais.

"Eu nunca tinha ouvido falar de asma felina antes e o veterinário me disse que ele estava lutando para respirar devido à inflamação em seus pulmões. A única opção de tratamento era um inalador – que eu não conseguia me ver sendo capaz de usar nele”, acrescentou a mulher, que ganha a vida criando conteúdo para a internet.

Outra surpresa desagradável

Para a infelicidade de Kelly, junto com a asma felina veio o diagnóstico de mais um problema de saúde: a Doença do Disco Intervertebral.

A Doença do Disco Intervertebral é a maior causa de compressão medular levando a paralisia de membros em cães sendo uma doença rara em gatos.

Caracteriza-se pela extrusão de material ou do próprio disco para dentro do canal vertebral. Para tratar dessa condição, Rascal recebe uma injeção anti-inflamatória a cada seis semanas, que possibilita que ele tenha uma vida confortável.

Como o gato tem reagido aos tratamentos

Mesmo após finalizar o tratamento da asma, o gatinho ainda faz o uso de nebulização, além de precisar tomar três inaladores por dia: laranja de manhã e roxo à noite, além de um azul usado para surtos repentinos, que ele precisará para o resto de sua vida.

Mas hoje em dia ele já tem uma vida mais ativa e feliz do que quando tinha a doença e a inflamação nos pulmões. "Tem sido muito gratificante ver a diferença nele”, finalizou.

Como Kelly trabalha com a internet, acabou contando o caso no gatinho em suas redes sociais. Outros tutores entraram em contato após tomar conhecimento do fato e explicaram que graças ao depoimento da jovem, seus felinos também foram diagnosticados e puderam ser salvos.

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.