Resultado de teste de DNA para descobrir espécie de filhote 'misterioso' surpreende equipe de resgate

Uma raridade!

Por
em Proteção Animal

Tory Chang, moradora do Tennessee nos Estados Unidos, estava dirigindo em um dia chuvoso por uma estrada de uma área rural quando encontrou um animal pequeno e indefeso preso na lama.

O animal misterioso estava congelando e sozinho, então a mulher pegou e o levou para dentro de seu carro. Chang pensou que ela parecia uma raposa bebê e rapidamente entrou em contato com a For Fox Sake Wildlife Rescue para obter ajuda.

O caso foi divulgado em uma publicação de Facebook da For Fox Sake Wildlife Rescue. Em um primeiro momento foi difícil identificar a raça do animal, a equipe acreditava ser um filhote de coiote mas as patas e caudas lembravam uma raposa.

Chang dirigiu por três horas para levar o animal até o centro de preservação da vida selvagem para raposas. Ao chegar ao local, a equipe começou a achar que se parecia muito mais com um filhote de coiote do que com um animal selvagem, mas não poderia saber ao certo sem um teste de DNA.

Como o resgate não estava equipado para cuidar de filhotes, a fêmea misteriosa foi para um lar temporário enquanto todos esperavam para descobrir que tipo de animal realmente era após crescer.

Na medida que o filhote crescia, também ficava maior a confusão de Chang e da equipe de resgate. "Yoti, uma cachorrinha misteriosa, continua se saindo muito bem enquanto aguardamos os resultados de seu teste de DNA. À medida que ela foi ficando mais velha, seu temperamento provou ser demais para um resgate doméstico lidar”, atualizou a página do centro de preservação no Facebook. Infelizmente com o passar do tempo, Yoti, como foi batizada, começou a ficar um pouco agressiva para viver em um ambiente doméstico, então ela voltou para o For Fox até o resultado do teste.

"Seu temperamento, formato da pata e vocalizações são exatamente como um cruzamento entre um coiote e um cão doméstico, mas não poderemos confirmar exatamente o que ela é até que tenhamos visto seus resultados de teste de DNA. Ela deve ter pelo menos um ancestral de cão doméstico, já que as marcas de brindle não ocorrem naturalmente em coiotes de sangue pleno”, acrescentou o post no facebook.

Então, finalmente saiu o tão esperado teste, que por fim pôs um ponto final na confusão sobre a raça e espécie de Yoti.

O resultado mostrou que ela é um híbrido de cão doméstico com coiote. "Yoti tem marcadores genéticos que são exclusivos de cães domésticos e foram introduzidos nas últimas quatro gerações", escreveu o resgate. "Híbridos de cães domésticos com coiotes raramente ocorrem ou sobrevivem na natureza. Mas a vida encontra um caminho."

Como os genes de cães domésticos são mais distantes da linhagem de coiote, Yoti não pode ser domesticada, portanto, a solução encontrada pela equipe foi transferi-la para um local apropriado e posteriormente soltá-la na natureza.

A filhote foi levada para outra reserva chamada Walden's Puddle para se juntar a Biscuit (também ex-paciente de For Fox Sake).

Apesar de ter permanecido por pouco tempo com uma família de humanos, Yoti se desenvolverá melhor em seu habitat natural, e assim que tiver idade o suficiente para se defender e viver sozinha, será liberada na natureza. Com certeza a vida da filhote misteriosa mudou, mesmo que não possa viver como cão doméstico, foi salva e tratada com todo o amor e respeito desde que foi desatolada da lama.

O resgate aconteceu no dia 8 de maio e o resultado do DNA chegou no dia 31. No último dia do mês mistério foi revelado.

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.