Paciente do Recife com câncer melhora após visita do seu cachorro (veja o vídeo)

O reencontro do guia de turismo Flávio Santos com seu cãozinho de estimação, Agadir, além de emocionante, têm sido vital para a melhora do seu quadro clínico no hospital onde está internado. Flávio está em tratamento contra um câncer há algumas semanas.

Segundo os profissionais de saúde responsáveis pelo guia, sua melhora é aparente. “Conversei [até] sobre a possibilidade de dar alta”, disse o médico Rodrigo Tancredi.

“Hoje eu e João passamos lá e eu me surpreendi, ele estava consciente, orientado, conversando”, afirmou o doutor.

O médico se refere a João Chagas, marido de Flávio há mais de duas décadas. João, que é designer de interiores, se emociona ao lembrar da experiência. “Ele me agradeceu muito [pelo reencontro]”, diz.

Ajuda psicológica no combate ao câncer

De acordo com o médico oncologista, o contato com animais de estimação traz benefícios para o corpo e para a mente. É eficientemente terapêutico.

“Do ponto de vista psicológico, os pacientes conversam mais, ficam mais animados e têm aumento de apetite. Do ponto de vista fisiológico, ocorre redução da frequência cardíaca e da pressão arterial”, explica.

Para Flávio, não foi diferente. “A gente notou visivelmente no outro dia a melhora dele. […] A melhora ocorreu de uma forma gradativa e se mantém”, conta. O guia de turismo está com um câncer com metástase no peritônio e nos ossos.

O reencontro

Flávio está internado há cerca de um mês e desde que chegou ao hospital, tem demonstrado à equipe médica a saudade do pet que o acompanha desde filhote. O reencontro ocorreu no dia 10 de setembro, mas as imagens da visita de Agadir passaram a circular nas redes sociais dias depois.

Seu desejo foi concretizado no edifício-garagem do Hospital Memorial São José, no Centro do Recife (PE), já que a entrada de animais é proibida na ala oncológica da unidade de saúde.

Antes de encontrar seu pai, Agadir precisou de um laudo veterinário para comprovar que estava com a vacinação em dia.

A visita fez parte do projeto “O que importa para você?”, iniciativa do hospital para realizar desejos de pacientes com longos períodos de internação ou casos específicos.

“Já realizamos casamento e Dia dos Namorados, mas foi a primeira vez que trouxemos um animal”, conta a supervisora de enfermagem da ala oncológica, Luísa Frazão.

Assista ao vídeo:

Fonte: G1

Compartilhe o post com seus amigos!

Gabriel Pietro

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.

Comentários