Cachorro Wilson foi encontrado? Veja última atualização do Exército

Por
em Notícias

Nos últimos dias, circularam nas redes sociais imagens que supostamente mostravam o cão Wilson vagando por Huíla, na Colômbia. No entanto, o Exército Colombiano negou que o animal capturado em vídeo fosse Wilson, o Pastor Belga Malinois treinado para colaborar em missões de busca e salvamento.

De acordo com o jornal El Tiempo, uma fonte da instituição confirmou na manhã desta quinta-feira (29) que, após uma série de verificações, constatou-se que o cachorro das gravações não era o nosso herói de quatro patas.

Segundo a fonte, assim que tomaram conhecimento das supostas imagens de Wilson, foi realizado um trabalho de avaliação minuciosa do vídeo, quadro a quadro, comparando-o com as fotos de Wilson e de seus pais.

"As características morfológicas não coincidiam", disse a fonte ao jornal El Tiempo.

O jornal também informou que especialistas indicaram que a distância entre as selvas de Guaviare e Huila é de mais de 600 quilômetros, o que tornaria muito difícil para o cão chegar até lá, considerando suas condições físicas.

Herói de quatro patas

Wilson ficou conhecido por protagonizar a busca e resgate de quatro crianças, com idades entre 13 e 1 ano, que sobreviveram por 39 dias na selva amazônica após um acidente de avião.

O animal foi fundamental para encontrar os quatro irmãos indígenas perdidos na selva, que foram localizados no dia 9 de junho. No entanto, o cão continua desaparecido.

Leia também: Expectativa pelo resgate do cão Wilson gera comoção nas redes sociais

Segundo o jornal O Dia, as autoridades acreditam que Wilson tenha estado ao lado das crianças em algum momento enquanto elas estavam desaparecidas na selva.

Uma das crianças relatou, de acordo com o jornal, que ela e seus irmãos estiveram na companhia de um cachorrinho, mas que ele acabou se perdendo na mata depois de algum tempo.

O desenho feito por Lesly (13) uma das crianças, retrata essa situação. Veja:

Homenagem

Wilson foi homenageado nesta segunda-feira, (26), durante uma cerimônia de reconhecimento pelo trabalho realizado por todos na "Operação Esperança".

Durante a homenagem, a Presidência decidiu condecorar Drugia, mãe de Wilson, que recebeu uma medalha, juntamente com o militar que estava encarregado do cão.

No entanto, no mesmo evento, as autoridades não se mostraram muito otimistas e indicaram que é quase impossível encontrar o cachorro.

"Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, não poupamos esforços para encontrá-lo, mas sabemos que é quase impossível que consigamos encontrá-lo", disse o general Pedro Sánchez, líder da "Operação Esperança".

Segundo o jornal El Colombiano, o soldado Cristian David Cuaran Lara, que estava encarregado de Wilson, ainda está na selva procurando o cachorro, mas não há vestígios dele.

Veja o vídeo da cerimônia em que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro condecorou Drugia, mãe de Wilson:

Atualização: Nesta quarta-feira (28), as autoridades colombianas afirmaram ao canal de notícias "Caracol" que as buscas pelo cão Wilson foram suspensas pelas Forças Militares da Colômbia.

"Usamos absolutamente todos os recursos, não poupamos esforços, usando todas as capacidades humanas e tecnológicas", declarou Pedro Sánchez, comandante de operações especiais das Forças Armadas, ao portal de notícias.

Redatora.