Inteligente, shih-tzu avisa tutora hora de trocar tapetinho do xixi

Por
em Cães

Cocada é uma shih-tzu adorável, com seu pelo liso e olhos brilhantes. Ela é uma cadelinha excepcionalmente inteligente, e sua sagacidade surpreende a todos ao seu redor, principalmente a tutora que sempre fica incrédula com o comportamento da cachorrinha.

Além de obedecer comandos, Cocada desenvolveu uma maneira única de se comunicar com sua tutora, Letícia Ambrozio. A dupla é de São Caetano do Sul, São Paulo.

Desde filhote, Letícia ensinou a cachorrinha a fazer suas necessidades em um tapetinho higiênico dentro de casa, no canto de um cômodo. Mas o que torna Cocada verdadeiramente especial é que ela aprendeu a reconhecer quando o tapetinho precisa ser trocado.

Ela desenvolveu um método engenhoso para chamar a atenção de Lisa e avisá-la sobre a necessidade de substituir o tapetinho.

Em um vídeo compartilhado no Tik Tok em 6 de junho, a cachorrinha aparece encarando a tutora em frente ao seu ‘banheiro’, enquanto espera que a mulher entenda a necessidade de manter a higiene. “O que você tá me chamando? Sua fraldinha tá cheia e você não quer usar?”, pergunta a tutora.

Nesse momento a cachorrinha concorda, sai do ambiente e dá espaço para que a troca seja feita. Em pouco tempo a tutora descarta a fralda velha e repõe com uma nova e limpa. Em seguida, Cocada é vista indo até o local para fazer suas necessidades. O comportamento da shih-tzu chamou atenção de mais de 180 mil internautas que assistiram ao vídeo, inclusive, alguns contaram que seus pets costumam ter o mesmo comportamento.

“Eu deixo 2 pela casa, se ele faz xixi em um, faz coco no outro, nunca os dois ao msm tempo, e se ta mt cheio ele não faz faz do LADO!”, contou Talita.
“Meu shih-tzu é igualzinho, e detalhe: cocô ele não faz no tapete, preciso abrir a porta pra ele fazer no quintal, agora o xixi é sempre no tapete kkk”, relatou Amanda.
“O meu se tiver cheio, ele faz questão de fazer do lado e me mostrar kkkk p eu ver que a culpa foi minha de não ter trocado”, acrescentou Giulia.

Os cães possuem um incrível potencial de aprendizado, e os métodos de ensino são baseados no reforço positivo. Isso significa recompensar os comportamentos desejados e corrigir ou ignorar os indesejados. Eles são animais sociais, com uma vontade inata de agradar seus tutores e interagir com eles.

Quanto às necessidades fisiológicas dos cães, como fazer xixi e cocô, eles têm um instinto natural de evitar sujar seu próprio espaço. Os tutores podem utilizar esse instinto ensinando-os a fazerem suas necessidades em locais designados, como tapetinhos ou áreas específicas no quintal. Com paciência, consistência e reforço positivo, os cães aprendem a associar o local correto para suas necessidades.

Legal né? Assista o vídeo abaixo:

Assista também este vídeo do nosso canal:

Cachorrinha anda sozinha pela rua com sua pelúcia após tutor falecer - eis que ela recebe surpresa

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.