Equipe de resgate recebe pedido impressionante sobre animais em perigo

Por
em Proteção Animal

A equipe de socorristas do Sheldrick Wildlife Trust, que fica em Nairóbi, no Quênia, está acostumada a receber pedidos de ajuda quando se trata de animais em perigo ou debilitados. Mas recentemente, quando receberam uma ligação, não acreditaram na informação que havia sido passada. Então foram conferir de perto, sem hesitar. Mas o que encontraram em um poço de um rancho, os deixou impressionados. O caso aconteceu no dia 20 de junho deste ano.

Ao olhar para o fundo daquele buraco cavernoso, os socorristas ficaram com o coração partido ao ver duas irmãs enormes olhando para o topo, incapazes de se mover e de sair dali por conta própria.

O socorro foi chamado para duas leoas que haviam caído no poço e precisam imediatamente de ajuda.

A dupla, aparentemente filhote com aproximadamente seis meses, estava encurralada.

Além da profundidade em que haviam caído, estavam presas em meio a galhos que haviam no fundo do poço.

"Ambas as fêmeas estavam fracas e assustadas. Enquanto eles se acotovelavam, a equipe desenvolveu um plano”, escreveu o responsável pela ong na página do Facebook.

Então, para retirá-las do poço de cerca de quatro metros, a equipe precisou aplicar um tranquilizante, só assim poderia descer para resgatá-las.

E assim foi feito, após o efeito do medicamento, os socorristas utilizaram uma escada para chegar até às irmãs.

Vários socorristas desceram e colocaram os filhotes em uma maca, um de cada vez. Uma vez que a dupla estava de volta em terra firme, um veterinário pode examinar o estado de saúde, a suspeita é que passaram 36 horas no poço até que alguém chamasse socorro.

Não foram detectadas lesões, mas receberam uma injeção de antibiótico para profilaxia e um antiparasitário sistêmico para se livrar de parasitas internos e externos.

Finalmente, a reversão anestésica foi administrada. Ciente de que estavam fracas e sem alimentação, a equipe distribuiu alimentos suplementares.

As pequenas leoas comiam com gosto. Agora, só restava um feliz reencontro com a mãe.

Mas o trabalho não parou após o resgate, durante a noite as equipes ficaram monitorando a dupla, garantindo que elas não se machucassem novamente.

No dia seguinte, cerca de 12 horas após o resgate, a leoa mãe rondou a área e pegou seus bebês. Só podemos imaginar o quão aliviada sua mãe deve ter ficado ao descobrir que seus filhotes haviam sido milagrosamente resgatados em sua ausência.

E para completar o final feliz, alunos e professores da Escola Secundária Iltilal assistiram ao desenrolar do resgate e ficaram tão encantados com a operação e encantados com o resultado positivo que se ofereceram para encher o poço, a fim de evitar quaisquer incidentes futuros.

Essas experiências ajudam muito a gerar uma paixão pela conservação entre os quenianos. Isso é particularmente importante em áreas rurais como Iltilal, onde muitos têm uma relação complicada com a vida selvagem.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.