Holanda dá exemplo ao mundo e zera número de cachorros de rua do país

Por
em Notícias

Talvez você já tenha ouvido falar que a Holanda é o único país do mundo a não ter cães abandonados nas ruas. Mas você sabe como o local conseguiu se transformar nesse verdadeiro paraíso dos cachorros?

Tudo se tornou possível com a implementação de um programa chamado CNVR - Collect, Neuter, Vaccinate, Return (em tradução livre coletar, castrar, vacinar e devolver).

Através dele, todos os cachorros do país, sendo eles adotados ou ainda não, precisam passar por cada processo que está previsto em lei.

Se você acha que é tudo simples e maravilhoso, está muito enganado. Para conseguir chegar nesse patamar, a Holanda trabalha em conjunto com órgãos de proteção animal há mais de 200 anos. Sim, faz bastante tempo não é?

De lá pra cá, todo esse propósito foi evoluindo ainda mais, inclusive contando com uma lei que é atualizada até nos dias de hoje.

Ela diz respeito quais são os deveres dos tutores dos cães e qual a punição caso seja descumprida a lei.

Pessoas que maltratam os animais, simplesmente não passam impune na Holanda, isso porque, caso uma pessoa abandone seu cachorro, ela poderá ser julgada com cinco anos de prisão e pagar 90 mil euros (quase meio milhão de reais)!

Além disso, todos os cães devem usar um microchip que indica os dados de seu tutor, para caso o doguinho se perca ou algo aconteça.

Inclusive uma patrulha canina trabalha para coibir qualquer infração!

Gatos de rua

Agora, a Holanda trabalha da mesma forma para resgatar e salvar gatos de rua. O projeto também é baseado no programa CNVR.

Cenário contrário

No Brasil, o número é totalmente contrário, são mais de 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores. A informação é do Instituto Pet Brasil (IBP), realizado junto a 400 ONGs de todo o país que trabalham no acolhimento dos bichos.

Além disso, segundo dados do Instituto, ao menos 8,8 milhões de pets viviam em situação de vulnerabilidade em 2020. A vulnerabilidade é identificada quando os animais vivem sob tutela das famílias classificadas abaixo da linha de pobreza ou que vivem nas ruas, mas recebem cuidados de pessoas ao redor, como comerciantes ou moradores da região.

É muito triste, não é?

Como mudar esse cenário

Parece que às vezes nosso cenário é improvável que ocorram mudanças efetivas, no entanto, tudo isso pode mudar a partir de cada um de nós. Adotando cães de rua, doando para organizações ou ajudando na castração de algum pet. Há várias instituições pelo Brasil que se dedicam salvar vidas de pets, você pode procurar uma em sua cidade e ajudar a mudar essa história!

Assista também este vídeo do nosso canal:

Notícia do cão encontrado sozinho em alto mar, mas situação não era o que parecia | Jornalzinho

Redatora.