Médico veterinário revela item carregado em bolsas e mochilas que pode colocar em risco a vida de um cachorro

O médico ressaltou a importância de evitar que o pet coma esse item.

Por
em Dicas

Recentemente, o médico veterinário Matt McGlasson, que atua na Califórnia, Estados Unidos, revelou qual item que geralmente as mulheres carregam em suas bolsas que pode ser fatal para seus cães, mesmo em pequenas quantidades. Fica a pergunta: o que será esse item?

Matt possui um perfil no TikTok (@dr.mattmcglasson) onde compartilha diariamente dicas sobre como cuidar dos bichinhos de estimação com seus mais de 670 mil seguidores. Essa orientação sobre o item prejudicial à saúde dos pets foi publicada em seu perfil.

O médico explicou que é crucial não permitir que o pet fique próximo desse item, que muito provavelmente está em sua bolsa. Apesar de parecer inofensivo para você, trata-se de algo que pode ser fatal para o cachorro, mesmo se ele engolir apenas um pequeno pedaço.

Bom, mas que item é esse? Nada menos que o chiclete.

“O chiclete sem açúcar contém xilitol. Apenas um pedaço pode ser fatal para o seu cachorro”, disse ele no vídeo.

Conforme explicado pelo VCA Animal Hospital, o xilitol é altamente tóxico para os cães, pois pode resultar em uma liberação excessiva de insulina, causando uma perigosa queda nos níveis de açúcar no sangue do cachorro.

Isso pode levar a sintomas como fraqueza, convulsões, vômitos, perda de coordenação e, em casos graves, pode levar à insuficiência hepática e até mesmo à morte.

Além disso, o chiclete em si pode causar obstrução no trato digestivo do cachorro se ele engolir uma quantidade significativa.

Levando a complicações sérias, como bloqueio intestinal, vômitos persistentes, desconforto abdominal e, em casos graves, pode exigir cirurgia para remover o chiclete alojado.

Portanto, é fundamental evitar que os cachorros tenham acesso a chicletes e qualquer produto que contenha xilitol. Se houver suspeita de ingestão de chiclete ou xilitol, é importante entrar em contato com um médico veterinário imediatamente.

“Mantenha seus bebês peludos seguros, sem goma”, disse o médico no final do vídeo.

Os internautas agradeceram o alerta.

“Obrigado pela informação! Preciso contar a muitas pessoas”, escreveu uma tiktoker.
“Eu não sabia disso, obrigado”, comentou outra.
“Obrigado pelo aviso”, agradeceu um terceiro.

E você, sabia disso? Fique atento e não se descuide. Mantenha os chicletes longe do alcance do seu cão.

Para acompanhar o trabalho do médico nas redes sociais, clique aqui.

Assista também este vídeo do nosso canal:

Notícia do cão encontrado sozinho em alto mar, mas situação não era o que parecia | Jornalzinho

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube