Motorista vê animal pequeno e estranho em estrada e resolver parar veículo

O animalzinho que Hugo encontrou é o menor de sua espécie e está em perigo de extinção.

Por
em Mundo Animal

Na manhã de sábado, dia 15, dirigindo por uma rua deserta de cascalho na cidade de Añelo, na Argentina, um homem chamado Hugo Reguero deparou-se com uma criaturinha diferente na estrada.

Curioso, Hugo estacionou o carro para verificar do que se tratava. Ao se aproximar, percebeu que o animal tinha uma tonalidade rosa, algo que ele nunca tinha visto antes, nem mesmo na televisão.

“Eu vi algo estranho que estava se movendo, então parei”, disse Reguero ao The Dodo.

Chegando mais perto, ele identificou, ou melhor, deduziu que o animalzinho era um tatu fada rosa. Encantado com sua descoberta, não perdeu tempo e filmou. No mesmo dia, compartilhou o vídeo em seu perfil do Instagram com a seguinte legenda:

“Sou uma pessoa afortunada. Hoje pela manhã, vi pela primeira vez e posso testemunhar a presença do 'piche ciego' aqui na província de Neuquén, em Añelo. Compartilhem para que possam conhecer esse animalzinho, que é muito difícil de ser visto e está em perigo de extinção”.

Segundo o Discover Amazing Animals, o 'tatu fada rosa' é uma espécie de tatu encontrada na América do Sul, também é conhecida como 'piche ciego' ou 'tatu rosado'. Esses pequenos animais são caracterizados por sua cor rosa distintiva, que é incomum entre os tatus.

O tatu fada rosa possui adaptações únicas que o diferenciam de outros tatus. Ele tem uma concha dorsal flexível, que pode se enrolar em uma bola para se proteger de predadores. Essa habilidade de enrolar-se em uma bola é semelhante à dos tatus comuns, mas a concha do tatu fada rosa é mais flexível.

Essa espécie de tatu tem uma aparência adorável e delicada, com o corpo coberto por uma pele rosada e escamas. Seu tamanho é relativamente pequeno, geralmente medindo 10 centímetros de comprimento. Eles têm garras fortes nas patas dianteiras, que usam para cavar e procurar por alimentos, como insetos e larvas no solo.

Infelizmente, essa espécie está ameaçada de extinção devido à perda de habitat e à caça predatória. Seu habitat natural está sendo degradado pela expansão agrícola e urbanização, o que coloca em risco sua sobrevivência.

Por ser um animalzinho tão difícil de ser avistado, Hugo diz que ficou imensamente feliz ao vê-lo. E antes de partir, ele esperou pacientemente que o tatu saísse da estrada, evitando qualquer perigo que pudesse acontecer a ele.

“Esperei que ele saísse da estrada para que nada acontecesse com ele”, disse Reguero. “Depois, eu saí.”

O portal de notícias The Dodo entrou em contato com a Dra. Mariella Superina, presidente do Grupo de Especialistas em Tamanduás, Preguiças e Tatus da IUCN SSC, para confirmar se o animal que Hugo viu realmente era um 'tatu fada rosa' e sim, as suspeitas foram confirmadas.

“É um grande privilégio ver uma dessas pequenas criaturas na natureza!”, Mariella disse ao The Dodo, elogiando Hugo por sua administração durante o raro encontro. “[Ele] apenas filmou o animal, mas não o tocou ou o incomodou - e essa é a coisa certa a fazer!”

Confira abaixo o vídeo que Hugo fez do animalzinho.

Fofinho demais, né?

Veja também este vídeo do nosso canal:

Conheça a cacatua que perde toda sua timidez quando escuta músicas de cantoras femininas dos anos 80

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube