Estudo revela quais são as raças de cachorros mais inteligentes; border collie não ganhou o 1º lugar

Por
em Cães

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, listou quais são as raças de cachorros mais inteligentes. O estudo que analisou mais de 1000 cães de 13 raças diferentes considerou uma série de fatores para chegar ao resultado. Pasmem: o border collie não foi o primeiro da lista!

Para chegar ao resultado, os cães executaram 10 tarefas propostas pela pesquisa, além de serem avaliados por especialistas que criaram a bateria de testes smartDOG.

O resultado - que foi publicado na revista Nature Scientific Reports - considerou também o comportamento exploratório, impulsividade, cognição social, resolução de problemas espaciais, raciocínio lógico e memória de curto prazo dos cães.

Uma das autoras do estudo e pesquisadora PhD em cognição canina, Saara Junttila, contou em entrevista ao jornal The Telegraph que a maioria das raças tem seus próprios pontos fortes e fracos.

“O Labrador Retriever era muito bom em ler gestos humanos, mas não tão bom na capacidade de resolução de problemas espaciais. Algumas raças, como o Shetland Sheepdog, obtiveram pontuações bastante uniformes em quase todos os testes, ou seja, eles não tiveram pontuações nem muito altas nem muito baixas em nenhum teste", explicou.

Mesmo que fosse esperado que o border collie saísse primeiro nessa pesquisa, a raça não decepcionou, pelo contrário, apresentou um ótimo desempenho em toda série de testes. No entanto, o pastor belga malinois foi ainda melhor, alcançando 35 pontos - dos 39 possíveis.

“O pastor belga malinois se destacou em muitas das tarefas cognitivas, tendo resultados muito bons na maioria dos testes”, acrescentou outra autora do estudo e diretora executiva da smartDOG, Dra. Katriina Tiira.

Para definir concretamente a inteligência geral, a equipe fundamentou-se no teste denominado "raciocínio lógico". Neste, o cão era desafiado a discernir entre duas tigelas de comida, identificando qual estava cheia de alimento. A tigela repleta de comida estava coberta por uma tampa. O objetivo era avaliar a capacidade do cão de inferir que a tigela vedada continha alimento.No comparativo, o border collie ficou em segundo lugar com 26 pontos, o hovawart com 25 pontos, enquanto o cão d’água espanhol em quarto, com 24 pontos.

O golden retriever e o labrador, também conhecidos por sua inteligência e intuição emocional, pontuaram muito no teste de gestos, mas mal em outros, chegando em 13º e 9º, respectivamente.

Para a equipe, as classificações de cada característica e no geral não são tão úteis quanto saber quais raças são melhores em certas habilidades do que outras. A pesquisa pode ser conferida na íntegra, aqui!

Estudo revela o que cães sonham enquanto dormem

Já imaginou o que seu melhor amigo sonha enquanto dorme ou se é que sonha? De acordo com uma investigação publicada no portal Science Focus, os cães sonham com as experiências que tiveram durante o dia.

Mas não é só isso! O cérebro dos cães tem uma semelhança muito grande com o nosso, por isso, durante a soneca eles podem reprisar fatos também. Quer entender melhor? Veja na matéria abaixo:

Veja também este vídeo do nosso canal:

Conheça a cacatua que perde toda sua timidez quando escuta músicas de cantoras femininas dos anos 80

Redatora.